Portugal tem um dos melhores saxofonistas tenor do mundo

Portugal tem um dos melhores saxofonistas tenor do mundo

Tiago Varzim

Rodrigo Amado foi nomeado como um dos melhores saxofonistas tenor de 2014 pela prestigiada El Intruso International Critics Poll. O português competiu com os consagrados Ken Vandermark, Mark Turner, Jon Irabagon e Ingrid Laubrock.

Amado foi escolhido como um dos melhores saxofonistas tenor do ano passado, depois de um 2014 de bastante atividade discográfica: foram três os novos discos editados –  “The Freedom Principle (No Business)”, “Live in Lisbon (No Business)” e “Wire Quartet (Clean Feed)”. Se começar o ano com o pé direito, esta nomeação soma-se às novas edições dos álbuns já planeadas, assim como à estreia do quarteto formado com Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano, os “This Is Our Language”, também com um novo trabalho a ser lançado pela editora polaca Not Two em abril. Com um caminh0 trilhado cada vez mais para o internacional, Rodrigo Amado tem também planeada uma tour europeia para os próximos meses com o projecto Motion Trio acompanhado pelo trompetista Peter Evans.

Rodrigo Amado

Esta é uma votação decidida por 46 críticos de todos o mundo, de vários países e publicações como revistas especializadas em música. O português terminou em terceiro lugar na competição.

Fotografia: @Joachim Ceu

EGITANA