Primavera Sound Faz Concerto Sem Distanciamento e Já Se Conhecem os Resultados

Primavera Sound Faz Concerto Sem Distanciamento e Já Se Conhecem os Resultados

Redacção

O recente ensaio do Festival Primavera Sound para o regresso de espectáculos sem distanciamento social não encontrou taxa de infecção, diz o estudo. «Esperemos que estes dados preparem o caminho para salvar concertos ao vivo durante a pandemia da covid».

Depois dos resultados positivos de um estudo realizado na Alemanha, agora é a vez do mítico festival espanhol trazer mais boas notícias. No mês passado, a organização do festival Primavera Sound realizou um evento experimental, em Barcelona, que viu mil pessoas assistirem a um concerto num local com capacidade para 1.600 espectadores. O evento, denominado PRIMACOV, foi organizado pela Primavera Sound juntamente com o Hospital Germans Trias e a Fundação de Luta contra a SIDA e as Doenças Infecciosas.

Dos 1.000 participantes, 463 acabaram por assistir ao concerto, com 496 colocados num grupo de controlo e sem acesso ao local do concerto. Todos os participantes fizeram um teste de antigénio no mesmo dia, e depois de todos terem regressado oito dias depois para um teste de seguimento, não houve resultados positivos entre as 463 pessoas que assistiram ao concerto; apenas dois positivos no 496 no chamado grupo de controlo.

«A participação num concerto ao vivo encenado com uma série de medidas de segurança que incluíam um teste de antigénio negativo para a covid feito no mesmo dia não foi associado a um aumento das infecções», revelaram os autores do estudo, acrescentando: «Esperemos que estes dados abram o caminho para salvar concertos ao vivo durante a pandemia». Os autores do estudo, Boris Revollo e Josep M Llibre, também disseram acreditar que os testes rápidos utilizados no evento poderiam ser facilmente implementados também em outros eventos culturais.

O comunicado completo para ler aqui.

EGITANA