Prémios Play: Promotores anunciam criação de academia Play e Mais Novidades

Prémios Play: Promotores anunciam criação de academia Play e Mais Novidades

Diogo Catatão

Em 2021, a 3.ª Edição dos Play — Prémios da Música Portuguesa, que distingue os artistas e bandas nacionais com obras originais editadas no ano anterior, decorre no próximo dia 8 de Julho, numa gala no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Esta edição conta com duas importantes novidades: a criação da Academia Play, que pretende reunir cerca de 300 profissionais do sector e o aumento do número de nomeados da categoria Vodafone Canção do Ano, o único prémio eleito pelo público, para seis nomeados.

De forma a tornar o processo de escolha dos nomeados e vencedores mais inclusivo, os promotores Audiogest e GDA decidiram criar este ano a Academia Play, que poderá atingir um número total de 300 elementos, sendo constituída em cerca de dois terços por produtores musicais, agentes e managers, artistas nomeados e vencedores do ano anterior, técnicos de som, iluminação, vídeo e backline, promotores de festivais e grandes eventos musicais, e programadores de auditórios. O restante terço será constituído por profissionais de rádio, televisão, imprensa, digital, acores, apresentadores e outros membros da sociedade civil, bem como representantes dos patrocinadores Vodafone, EA e Sagres. Os elementos da Academia só serão conhecidos após as duas votações que irão efetuar – a primeira para escolha dos nomeados e a segunda para escolha dos vencedores – dias antes da gala de 08 de Julho.

A segunda grande novidade desta edição encontra-se na categoria cuja decisão pertence ao público — Vodafone Canção do Ano. Este prémio, que anteriormente contava com quatro nomeações, passa este ano a contemplar seis nomeados, sendo que terá duas entradas diretas na lista: a canção com mais airplay nacional, bem como a canção mais vendida em Portugal. As restantes quatro canções serão escolhidas pela Academia Play, mediante a lista volumétrica que lhe é fornecida para a escolha.

Em termos da categoria Prémio de Crítica, esta será votada por um painel de 10 jornalistas de música que escolherão diretamente o vencedor. As categorias Melhor Álbum Jazz e Melhor Álbum Clássica/Erudita terão dois comités específicos que nomearão e votarão nos vencedores. Já o Prémio Carreira será atribuído pelas direções da Audiogest e GDA, promotoras dos Play – Prémios da Música Portuguesa.

Conhece todas as categorias a concurso, aqui.

EGITANA