R.I.P Jeff Beck
Jeff Beck, lendário guitarrista, faleceu aos 78 anos.
Jeff Beck é um dos grandes nomes da guitarra eléctrica. Faleceu no passado dia 10 de Janeiro de 2023, vítima de uma meningite bacteriana. O anúncio foi feito nos canais oficiais do guitarrista, onde se lê: «Em nome da família, é com profunda tristeza que partilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de ter contraído subitamente uma meningite bacteriana, morreu pacificamente ontem.»
Nascido no dia 24 de Junho de 1944, Jeff Beck é um dos guitarristas mais underrated de sempre e um dos últimos grandes heróis da guitarra que ainda estava entre nós. Guitarrista de técnica absolutamente singular, deslumbrou o mundo ainda antes da explosão do hard rock, há mais de meio século.
Beck saltou para a ribalta quando entrou nos The Yardbirds em 1965, para ocupar o lugar vago deixado por Eric Clapton. Permaneceu na banda cerca de 20 meses, mas foi o tempo suficiente para gravar alguns dos seus maiores hits como “Over Under Sideways Down” e “Shapes Of Things.”
Desde o R&B dos The Yardbirds ao Jeff Beck Group com Ronnie Wood e Rod Stewart, passando pela obra-prima de jazz/rock instrumental “Blow By Blow” de 1975, produzido por George Martin, e um infindável número de aparições como músico convidado (Mick Jagger, Roger Waters, Brian May, Paul Rodgers, Stevie Wonder, Tina Turner, Jon Bon Jovi) ou até uma ou outra incursão em blockbusters de Hollywood, Jeff Beck estava constantemente a explorar e a fazer progredir a sua linguagem musical e a da guitarra eléctrica, mais especificamente da Stratocaster.
Recentemente tinha editado “18”, um álbum em conjunto com Johnny Depp. Jeff Beck encontrou uma alma gémea em Johnny Depp quando se conheceram, em 2016. Encontraram rapidamente interesses comuns – carros e guitarras – e cada um deles passou a maior parte do tempo a tentar fazer o outro rir. Com o passar do tempo, Beck descobriu o talento de Depp como compositor e o seu ouvido para a música, e a química existente entre ambos convenceu-o de que deviam gravar um álbum juntos. Depp concordou e começaram em 2019. Nos três anos seguintes, gravaram uma mistura de originais de Depp e uma vasta gama de covers que vão desde a música celta e da Motown até aos Beach Boys e Killing Joke. Em 2020, durante a pandemia, apresentaram ao mundo a sua colaboração com um cover de um tema de John Lennon, “Isolation”. O álbum de 13 faixas foi lançado a 15 de Julho de 2022.
Colaborou, também, no álbum a solo de Ozzy Osbourne, “Patient Number 9”, onde participa na canção que dá nome ao álbum editado em 2022. Ganhou oito Grammy e em 2015 foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.