Quantcast
Sonic Youth Partilham Concerto em Kiev, em 1989, Para Ajudar Ucrânia [Streaming]

Sonic Youth Partilham Concerto em Kiev, em 1989, Para Ajudar Ucrânia [Streaming]

Redacção

Sonic Youth disponibilizaram para venda e streaming um álbum ao vivo realizado durante os últimos tempos da União Soviética, com o intuito de recolher fundos.

Os Sonic Youth disponibilizam mais um álbum ao vivo. Desta vez, o concerto data de 14 de Abril de 1989 e foi realizado em Kiev, a capital ucraniana. Naturalmente as vendas de “Live in Kyiv, Ukraine 1989” revertem a favor do fundo World Central Kitchen, uma associação não lucrativa que tem feito esforços para ajudar toda a população que vive na Ucrânia e que, como se sabe, vive um dos momentos mais difíceis da sua história recorrente da invasão russa em curso.

Com “Daydream Nation” na bagagem, este concerto tem por si só um grande significado, tendo sido a primeira incursão dos Sonic Youthem Kiev, depois do começo da destituição da ex-URSS e umas das primeiras oportunidades para ucranianos, lituanos e russos experienciarem o verdadeiro espirito underground de Nova York em carne e osso, visto que até então, muitas das bandas não incluíam países do leste nas suas tours europeias. Relembramos que durante décadas, o rock ocidental tinha sido proibido no bloco soviético, onde a única possibilidade de ouvir tais sonoridades acontecia apenas através de álbuns contrabandeados e vendidos no mercado negro.

O músico ucraniano Eugene Hutz dos Gogol Bordello, na altura com 17 anos, esteve presente nesse concerto e disse em anteriores entrevistas como este momento mudou a sua vida e a vida de muitos dos músicos presentes: «Sonic Youth vieram à Ucrânia e trouxeram pensamento progressista, acordes que eu não conseguia compreender; volume que eu não conseguia suportar. Trezentos miúdos deitram toda a sua educação cultural para os trituradores.»

O álbum “Live in Kyiv, Ukraine 1989” está à venda no site oficial da banda.