Quantcast
Spotify: 8 Curiosidades Sobre o Consumo de Música dos Portugueses em 2022

Spotify: 8 Curiosidades Sobre o Consumo de Música dos Portugueses em 2022

Miguel Grazina Barros

O Spotify fez um balanço de algumas estatísticas reunidas ao longo do ano de 2022. Descobre 8 factos curiosos que englobam o consumo de música dos portugueses.

Ao longo do decorrer do ano de 2022, o Spotify – a segunda plataforma de música mais ouvida em Portugal, precedida apenas pelo Youtube – reuniu algumas estatísticas que culminaram em 8 curiosidades sobre o consumo de música em Portugal, permitindo fazer um balanço anual do decorrer do ano de 2022 em termos musicais.

Sabe-se que Sábado foi o dia da semana preferido para ouvir música entre os utilizadores portugueses, sendo que a altura do dia preferida é no final de um dia de trabalho ou lazer, às 17 horas. Bárbara Bandeira foi a artista portuguesa EQUAL mais ouvida em todo o mundo, em 12.o Lugar. Os artistas DrenchillTom EnzyElvis DrewMARO estão entre os portugueses mais exportados internacionalmente, e Ed SheeranColdplay Panda e os Caricas foram os artistas mais ouvidos no carro.

Como divulgado anteriormente, Ivandro foi o claro vencedor dos artistas portugueses mais ouvidos do ano, contando com várias músicas como “Lua” ou “Moça” entre as mais ouvidas, mas não lidera apenas nestas categorias. O artista português conta também com “Lua” como a música portuguesa com mais gostos no Spotify e mais vezes repetida entre os utilizadores nacionais. O EQUAL, o programa que visa promover a igualdade de género na indústria musical, contou com diversas artistas portuguesas durante o ano, incluindo Mariza, Nena ou MARO. Sabe-se ainda que The Weeknd foi o artista mais ouvido em Portugal em 2022, liderando em dispositivos como o computador, tablets, televisões ou web.

Num ano marcado por várias tendências nas redes sociais, os utilizadores portugueses aproveitaram o Spotify para partilhar as letras das suas músicas preferidas com os seguidores – “Heat Waves” dos Glass Animals foi a mais partilhada nas redes sociais.

Entre os géneros musicais preferidos dos portugueses há uma escolha clara, em todas as regiões – o pop, o dance pop, o rap e o hip hop tuga. Em relação aos podcasts, formato que cada vez acolhe mais ouvintes, “Extremamente Desagradável”, de Joana Marques na Rádio Renascença, liderou as preferências gerais dos portugueses em quase todos os dispositivos, embora haja um dispositivo em que outro podcast liderou. “ask.tm” de Pedro Teixeira da Mota, ocupa a primeira posição nas consolas de jogo.