Steven Wilson recupera o projeto Bass Communion e anuncia novo álbum “The Itself Of Itself”
“The Itself Of Itself” é o primeiro álbum de Bass Communion em 12 anos.
Steve Wilson está focado em recuperar projectos do passado, depois de em 2022 ter reactivado os Porcupine Tree, agora quebra um hiato de 12 anos e está de volta com o seu projecto Bass Communion. Steve Wilson revelou que vai lançar um álbum, intitulado “The Itself Of Itself”, no final de Maio via Lumberton Trading Company, editora irmã da Fourth Dimension Records.
Com a sua génese a remontar a 1998, e com nove álbuns editados, Bass Communion é o projecto a que Wilson recorre quando pretende explorar toda a sua criatividade musical na vertente da música ambiente, electrónica e industrial.
«The Itself Of Itself mostra Steven Wilson a trabalhar num álbum que é cinematográfico e temperamental, ao mesmo tempo que prova que ele é um mestre na arte da música electrónica», refere a editora num comunicado. «É um álbum que pode surpreender alguns dos que até agora prestaram atenção ao seu trabalho como Bass Communion, mas tentar agradar a todos nunca fez parte da sua razão de ser. “The Itself Of Itself” mostra Bass Communion a abrir as suas asas castigadas pelo tempo para abraçar novas estratégias e um forte desejo de viajar para outro lugar.»
«Também tenho o prazer de anunciar que todo o catálogo anterior de Bass Communion (tirando “Ghosts on Magnetic Tape” e “Loss”, que estarão disponíveis em breve!) já está disponível no Spotify, Apple Music e todas as outras principais plataformas digitais/streaming,» acrescenta Wilson. «Também vou fazer um pequeno set de lançamento do novo álbum no Cafe Oto, em Londres, no sábado, 18 de maio, como parte de uma lista de artistas do Fourth Dimension.»
A edição física de “The Itself Of Itself” trará, além de uma capa com uma fotografia de Carl Glover, um livreto de 24 páginas com várias fotografias também de Glover. O lançamento inicial estará limitado a 1000 unidades.
As pré encomendas de “The Itself Of Itself” já estão a decorrer aqui. Em baixo podes ver a capa de “The Itself Of Itself” e conferir a tracklist.