Symphony: viagem inédita ao coração da música sob a batuta de Gustavo Dudamel
O projeto Symphony, concebido pela Fundação ”la Caixa”, propõe ao espetador viver e desfrutar da música clássica de uma forma diferente, graças à tecnologia de realidade virtual (VR), convidando-o a sentir-se como um dos músicos da orquestra.
O projeto “Symphony” chega a Lisboa no âmbito de uma tour que arrancou em setembro de 2020, após a sua estreia no CosmoCaixa, Museu da Ciência da Fundação ”la Caixa”, em Barcelona. Desde então, e durante dez anos, o “Symphony” irá percorrer uma centena de cidades de Espanha e Portugal para oferecer uma experiência imersiva de ponta com base em realidade virtual, da qual já puderam desfrutar mais de 265.000 pessoas.
Os dois filmes que constituem este projeto itinerante, com guião e realização de Igor Cortadellas, estão em Lisboa, no Terreiro das Missas, até 14 de Outubro de 2024.
O projeto, que demorou mais de quatro anos a preparar, teve como ponto de partida a abordagem do poder emocional da música na vertente da divulgação. A Fundação ”la Caixa” apostou, desde o primeiro momento, na realidade virtual como a melhor forma de o fazer. A tecnologia mais recente permitiu o que de outro modo não seria possível: sentarmo-nos no meio dos violinos, numa grande orquestra sinfónica, enquanto interpretam Beethoven. O intuito é cativar todos os tipos de público, até aqueles que já são conhecedores da música clássica.
A experiência “Symphony” é formada por duas unidades móveis que se transformam em duas salas de 100 metros quadrados cada uma. Na primeira, podemos assistir a um filme panorâmico que apresenta esta viagem ao espetador e que o conduz através de sons. A segunda unidade é dedicada à experiência de realidade virtual.
Quando o espetador colocar os óculos, verá como, de repente, tudo mudou à sua volta. Estará, nesse momento, no Gran Teatro del Liceo de Barcelona, sentado numa cadeira e o maestro Gustavo Dudamel, alma da Fundação Gustavo Dudamel, dar-lhe-á as boas-vindas. A seguir, ver-se-á rodeado dos músicos de uma orquestra sinfónica, todos em silêncio, à espera da indicação do maestro, que dará energicamente início à Sinfonia n.º 5 de Ludwig van Beethoven. As famosíssimas quatro notas que abrem esta sinfonia marcam o começo desta experiência.
O espetador verá os músicos distribuídos no palco da forma habitual, por famílias de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão), e senti-los-á muito perto da sua forma real, e sentirá a energia e o olhar do maestro, que estará mesmo à sua frente. Esta experiência musical permite-lhe virar a cabeça em todas as direções, adquirindo novas perspetivas da orquestra e dos seus instrumentistas.
Esta experiência imersiva tem a duração aproximada de 40 minutos, dividida em dois tempos. Começa com a projeção de um filme panorâmico e passa depois para a realidade virtual, que permite ver em 360º a Mahler Chamber Orchestra, dirigida por Gustavo Dudamel, e filmada no Gran Teatro del Liceo de Barcelona.
A entrada é gratuita e podes reservar o teu bilhete a partir deste link. Mais informação, clica aqui.
HORÁRIOS
Terreiro das Missas
11 de setembro a 14 de outubro de 2024
Abertura ao público em geral, passes de 30 minutos:
De segunda a sexta, das 10h30 às 13h30 e das 15h00 às 20h30
Sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h30 e das 16h30 às 20h30
Visitas guiadas para escolas:
De segunda a sexta, das 9h00 às 10h00 e das 15h00 às 15h30
Reserva através do número de telefone 21 556 24 95
Visitas guiadas para grupos:
De segunda a sexta, às 14h30
Reserva através do número de telefone 21 556 24 95