Teatro das Figuras Reabre com Concertos Gratuitos em Streaming

Teatro das Figuras Reabre com Concertos Gratuitos em Streaming

Redacção

O Teatro das Figuras, em Faro, reabre as suas portas no dia 19 de Abril, após ter encerrado temporariamente a 14 de Janeiro, no âmbito das regras decretadas pelas autoridades para o controlo da situação pandémica.

Até à reabertura com público do Teatro das Figuras e graças às medidas extraordinárias de apoio ao sector cultural regional criadas durante o confinamento, pelo Município de Faro, será possível assistir em streaming a vários concertos gratuitos, transmitidos a partir do grande auditório, no Youtube Facebook oficiais do teatro, no âmbito do 2º ciclo do Bandas ao Figuras, uma mostra da vibrante cena musical da região algarvia. Sempre às 21h30.

programação de Abril permanece eclética, fiel à sua missão, desenhada para os mais diversos públicos. Investida de uma vontade redobrada de contribuir para que a Cultura chegue a cada vez mais pessoas. Depois do silêncio dos últimos meses, e quando a pandemia já completou um ano, a reabertura do Teatro das Figuras, em Abril, dá mais palco à Música para quebrar esse silêncio.

O 2º ciclo do Bandas ao Figuras abriu com o projecto Mateus Verdeseguido do trio Amar Guitarra no dia 1 de Abril (um diálogo entre o Fado e o Flamenco, entre as guitarras, portuguesa e acústica, com a percussão); seguiu-se o guitarrista brasileiro Paulinho Lemos no dia 3 de Abril (que apresentou alguns inéditos e repertório dos seus nove discos); no dia 6 de Abril é a vez dos Mundopardo subirem ao palco (uma banda que nasceu em Faro e já lançou dois discos de originais); no dia 8 de Abril os Accurate Void (banda com um estilo e som distintivos, “uma voz inigualável” e “linhas de guitarra originais”); no dia 10 de Abril cabe à banda farense M.E.D.O. representar o punk-hardcore da região (apresentam o novo disco “Monopólio da Violência”, composto online e gravado já durante a pandemia); no dia 13 de Abril brilham os FAD NU (uma cantora e um guitarrista viajam pelo Fado e seus poetas, livres de dogmas); no dia 15 é a vez dos Orfélia (que resultam do encontro artístico entre uma brasileira e um português e respetivos géneros musicais tradicionais); dia 17 de Abril, Yuca (que através da sua voz e presença singulares alia o soul à música moderna e convida-nos a explorar sonoridades exóticas); no dia 20 de Abril, já com o Teatro das Figuras de portas abertas, o 2º ciclo do Bandas ao Figuras continua online e é o metal que se faz ouvir pela mão dos Inhuman (focado na apresentação do álbum “Contra”, lançado em novembro de 2020); e encerra no dia 24 de Abril com a atuação dos Plasticine (10 músicos em palco trazem-nos jazz, funk, soul, rock, afro-beat, entre outras sonoridades).

No dia 21 de abril, às 18H30, inaugura a exposição Símbolos Pandémicos (resultado da residência do Ciclo Emergente do Teatro das Figuras), no Foyer do Teatro, um núcleo de quinze pinturas e duas esculturas da autoria de BASAP (Fábio Alexandre), numa proposta de reflexão sobre a pandemia.

Do streaming para a recepção ao público no seu grande auditório, cumprindo todas as regras estabelecidas pela DGS, o Teatro das Figuras mantém a aposta na música com o concerto de Viviane, no dia 22 de Abril. A compositora e letrista Algarvia, que iniciou a sua carreira musical no início dos anos 90 com o grupo “Entre Aspas”, estreia as canções do seu novo álbum de originais neste concerto.

No dia 28 de Abril, às 21H30, com a convidada Paula Varandas, o ciclo de palestras Vidas Com Arte dá a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas, consagrados e emergentes, funcionando como uma aula viva para a comunidade artística local, nacional e para o público em geral. Este ciclo é transmitido online, em direto no canal de Youtube do Teatro das Figuras.

O mês termina com a comemoração do Dia Internacional do Jazz,  a 30 de Abril, com o concerto Orquestra de Jazz do Algarve Invites The Ladies, um projeto novo que junta a Orquestra de Jazz do Algarve a quatro vozes femininas, novos valores e artistas consagradas, que interpretam standards do jazz intercalados com originais.

Os horários serão definidos em função da evolução das regras estabelecidas e comunicados nos canais oficiais do Teatro das Figuras, nomeadamente o sítio de internet e redes sociais.

EGITANA