Quantcast
“The Beatles: Live At The Hollywood Bowl” sai em Setembro

“The Beatles: Live At The Hollywood Bowl” sai em Setembro

Laura Tomás

A Apple Corps Ltd. e a Universal Music Group anunciam o lançamento de “The Beatles: Live At The Hollywood Bowl”.

Este é um novo disco que regista os três concertos esgotados que o grupo deu no Hollywood Bowl, em Los Angeles, em 1964 e 1965. O álbum acompanha “The Beatles: Eight Days A Week – The Touring Years”, o muito aguardado documentário do oscarizado Ron Howard sobre os primeiros anos da banda. “The Beatles: Live At The Hollywood Bowl” será lançado mundialmente a 9 de setembro em CD e em formato digital para download e streaming, seguindo-se a 18 de novembro a edição em vinil de 180 gramas. O álbum inclui um booklet de 24 páginas com um ensaio do jornalista de música David Fricke, sendo que a fotografia da capa foi tirada por Bob Manis, então tour manager dos Beatles, a 22 de agosto de 1964, quando John, Paul, George e Ringo se preparavam para embarcar num voo de Seattle para Vancouver, naquele que foi o seu primeiro concerto no Canadá.

Beatles_HWB_Cover_RGB

Documentar os concertos dos Beatles no Hollywood Bowl não foi tarefa fácil, como explicou o produtor Sir George Martin nas notas que acompanharam a edição de 1977 de “The Beatles At The Hollywood Bowl“: «O caos, e quase que posso dizer o pânico, que reinava nesses concertos foi inacreditável a não ser que se estivesse lá para ver. Apenas foi possível gravar 3 pistas; os Beatles não conseguiam sequer ouvir o que estavam a cantar e os gritos de 17 mil jovens faziam com que até um avião fosse inaudível.»

Ainda que “The Beatles: Live At The Hollywood Bowl” referencie o álbum de 1977 que há muito se encontra esgotado, esta é uma nova edição feita diretamente a partir das fitas de 3 pistas de gravação original dos concertos. Para preservar o entusiasmo desses concertos ao mesmo tempo que se aposta na melhor qualidade e clareza sonora dos nossos dias, o produtor Giles Martin e o engenheiro de som Sam Okell (ambos vencedores de prémios Grammy) remisturaram e masterizaram habilmente essas gravações nos Abbey Road Studios, incluindo as 13 faixas do álbum original produzido pelo pai de Giles, além de quatro gravações adicionais, nunca editadas até hoje, desses concertos monumentais.

Incluindo imagens de arquivo raras e exclusivas, o documentário “The Beatles: Eight Days A Week – The Touring Years”, de Ron Howard, é centrado na primeira fase da carreira dos Beatles (1962-1966), período durante o qual andaram em digressão e conquistaram o mundo. O filme é produzido com a total cooperação de Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono Lennon e Olivia Harrison. “The Beatles: Eight Days A Week – The Touring Years” aborda os concertos da banda no Hollywood Bowl, incluindo imagens dessas atuações que agora podem ser ouvidas em “The Beatles: Live At The Hollywood Bowl“.

O documentário vai estrear mundialmente a 15 de setembro, no Reino Unido, França e Alemanha, e um dia depois nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, e a 22 de setembro no Japão. Para mais informações sobre o filme visita  www.thebeatleseightdaysaweek.com .