Os The Cult gozaram recentemente de um mini momento “Kate Bushiano” depois de “She Sells Sanctuary” ter sido incluída na banda sonora de Euphoria, série da HBO.

Podendo ser descritos como ativos apesar de não editarem desde 2016, os britânicos têm “andado na estrada” com uma digressão mundial a celebrar o 30º aniversário de “Sonic Temple” concluída em 2020, com passagem por Portugal. Os veteranos do post-punk preparam-se agora para lançar o décimo primeiro álbum “Under the Midnight Sun”, produzido por Tom Dalgety (Pixies, Ghost, Royal Blood). O projeto foi gravado nos Rockfield Studios onde a banda já tinha feito “Dreamtime”, há 36 anos atrás.

Com a notícia da data de lançamento do projeto veio também o vídeo para o primeiro single “Give Me Mercy”. Sobre a faixa Ian Astbury, vocalista e co-fundador, partilha: «Estava completamente apaixonado por esta música que o Billy (Guitarrista e co-fundador) compôs, encaixa perfeitamente com os pensamentos que tenho tido sobre a necessidade na nossa cultura de avançar além dos pressupostos da dualidade» e acrescenta «“Give Me Mercy” tem todos os marcos de um novo clássico Cult…fresco e mesmo assim familiar».

O vídeo interpõe imagens de praticantes de um culto com personagens refletivas e da própria banda. “Under the Midnight Sun” está previsto para 7 de Outubro via Black Hill Records e marca o regresso da banda aos álbuns, seis anos depois. O nome vem de um momento num festival finlandês quando Ian Astbury presenciou o «surreal, quase oculto», um fenómeno natural chamado “Sol da meia-noite”, que consiste na manutenção da visibilidade do sol durante toda a noite devido à localização onde se encontrava ser a norte do círculo polar ártico. Este acontecimento estabeleceu a visão para o projeto com Astbury a rever as imagens do concerto que deram «às três da manhã» na Finlândia com «o sol em cima e todas aquelas lindas pessoas naquele momento idílico» e a encontrar nelas um novo misticismo.

O disco surge num contexto pós-pandémico com a pausa forçada imposta a servir para uma reflexão «em tempo real, calculada». Sobre trabalhar com Tom Dalgety, Astbury realça a importância deste para «trazer uma nova forma musical e frequência para o nosso projeto» destacando o papel de Tom na passagem da visão do “sol da meia noite” para a música.

Os The Cult estão de regresso aos palcos e já começaram a mostrar “Under The Midnight Sun” ao público ao vivo, um projeto que Astbury conclui a descrição em comunicado com: «este álbum, ultimamente, é sobre se encontrar e unir com a beleza daqueles momentos estranhamente naturais».

“Under the Midnight Sun” tem data de edição marcada para 7 de Outubro e já pode ser pré-encomendado, aqui.