Quantcast
The Doors: vem aí reedição de luxo de Morrison Hotel

The Doors: vem aí reedição de luxo de Morrison Hotel

Redacção

O mítico “Morrison Hotel” completa 50 anos de vida e a Rhino celebra com uma reedição de luxo, repleta de raridades e que chega a 9 de Outubro.

Os The Doors regressaram às suas raízes e renasceram como banda de rock ‘n’ roll no “Morrison Hotel”, o quinto álbum de estúdio e o quinto disco consecutivo a atingir a certificação de ouro. Concluído em apenas algumas semanas e lançado em Fevereiro de 1970, o álbum recebeu o seu nome no hotel Skid Row, no centro de Los Angeles, e que é apresentado na foto icónica da capa tirada por Henry Diltz.

Para comemorar os 50 anos do álbum, a Rhino faz novamente check-in no Morrison Hotel com um conjunto 2-CD/1-LP que estará disponível a partir de 9 de Outubro. Morrison Hotel: 50th Anniversary Deluxe Edition inclui o álbum original recentemente remasterizado pelo engenheiro de longa data dos The Doors, Bruce Botnick, além de um disco bónus de participações de estúdio nunca antes lançadas e ainda o álbum original em vinil de 180 gramas. A música estará também disponível nos serviços digitais e de streaming no mesmo dia. Um take inédito de “Peace Frog/Blue Sunday” está já disponível nas várias plataformas digitais..

Para esta nova colecção, o álbum original foi ampliado com mais de uma hora de gravações inéditas tiradas das sessões originais de Jim Morrison, John Densmore, Robby Krieger e Ray Manzarek.

Várias destas gravações inéditas salientam como “Queen Of The Highway” e “Roadhouse Blues” evoluíram através de múltiplas sessões. É especialmente interessante ouvir como a banda tocou com diferentes baixistas em “Roadhouse Blues”. As primeiras versões incluem Harvey Brooks, que tocou no álbum anterior da banda, “The Soft Parade”.

Entre os tesouros de outtakes inéditos estão também versões aproximadas das faixas do Morrison Hotel “Peace Frog” e “Blue Sunday”, bem como a raridade “I Will Never Be Untrue”. A colecção também capta algumas sessões incríveis da banda em modo jam nas covers do clássico da Motown “Money (That’s What I Want)” e “Rock Me”, de B.B. King.

O jornalista veterano de rock David Fricke conta a história por detrás deste álbum clássico nas notas de capa detalhadas do set. “Quando a Primavera se transformou em Verão, no último ano dos anos 60, os The Doors eram uma banda em suspenso. Jim Morrison, Ray Manzarek, Robby Krieger e John Densmore estavam fora da estrada e em sério risco legal após um profano burnout de Morrison durante um espectáculo no Dinner Key Auditorium de Miami. Foi uma época de caos e ansiedade. Mas os The Doors estavam a caminho do Morrison Hotel“.

Pré-encomendas aqui.


arda