Quantcast
Tom Morello Faz Apelo Para Retirar do Afeganistão Raparigas Que Tinham Aulas de Guitarra

Tom Morello Faz Apelo Para Retirar do Afeganistão Raparigas Que Tinham Aulas de Guitarra

Redacção

Tom Morello, em carta aberta, diz que raparigas do projecto Girl With a Guitar «estão em risco extremo porque são amplamente conhecidas por terem tocado música ocidental e por terem sido educadas por um professor americano do sexo masculino».

Tom Morello dos Rage Against The Machine escreveu uma carta aberta pedindo ajuda para evacuar jovens mulheres do projecto “Girl With a Guitar” que vivem no Afeganistão e que após a tomada do poder pelos talibã no país correm sérios riscos de vida, bem como as suas famílias. Sabe-se que segundo as “regras” impostas pelos talibã, a música já foi proibida em todo o país, e recentemente foi divulgada a morte de Fawad Andarabi, famoso cantor de música tradicional afegão, que foi assassinado brutalmente, este mês.

Lanny Cordola foi o responsável por há seis anos criar o programa em Cabul através da organização sem fins lucrativos Miraculous Love Kids, que ensinou cerca de 200 estudantes a tocar guitarra. No âmbito do projecto várias raparigas tiveram a oportunidade de gravarem colaborações com Morello, Brian Wilson, Rami Jaffee, Nick Cave, entre outros.

Em carta aberta Morello explica que “Girl With a Guitar” «acolhe órfãos de rua e outras raparigas que sofreram traumas significativos e usa a música como ferramenta de reabilitação e meio de trabalhar os seus problemas, as suas histórias, e as suas esperanças. Tive a honra de colaborar com estas crianças maravilhosas.»

Segundo o músico a escola já foi destruída pelos taliban e as raparigas encontram-se escondidas. «Estão em risco extremo porque são amplamente conhecidas por terem tocado música ocidental e por terem sido educadas por um professor americano do sexo masculino. Qualquer coisa que pudessem fazer para ajudar a salvar as suas vidas seria muito apreciada».

À Billboard, Lanny Cordola, que se encontra actualmente no Paquistão, disse que está a tentar retirar do Afeganistão 12 raparigas, as suas famílias e o seu motorista. «Estamos a tentar ver se é possível levá-las para a fronteira com o Paquistão», disse ele. «Temos falado com muitas pessoas diferentes, organizações de salvamento. Precisamos de as tirar do Afeganistão para começar uma nova vida algures».

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nusrat Durrani (@nusratdurrani)

Os EUA já completaram a sua retirada do Afeganistão, terminando efectivamente os seus 20 anos de presença no país.

Se quiserem fazer donativos basta aceder a miraculouslovekids.org/.