Tony Bennett Cancela Concertos e Anuncia Que Não Regressará aos Palcos

Tony Bennett Cancela Concertos e Anuncia Que Não Regressará aos Palcos

Redacção

Cantor de 95 anos continua a lutar contra a doença de Alzheimer.

Tony Bennett acabou de celebrar o seu 95º aniversário na semana passada com um par de espectáculos no Radio City Music Hall ao lado da Lady Gaga. Os concertos haviam sido anunciados como os seus últimos concertos em Nova Iorque, mas acontece que podem ser mesmo os seus últimos espectáculos de sempre. O lendário cantor de jazz e pop acaba de cancelar as suas datas da digressão de Outono de 2021.

Numa entrevista à Variety, o filho e manager de Tony, Danny Bennett, confirmou o que já se temia. «Não haverá concertos adicionais. Esta foi uma decisão difícil para nós, uma vez que ele é um artista capaz. Isto, no entanto, são ordens dos médicos. A sua saúde é a parte mais importante disto, e quando ouvimos os médicos – quando a esposa de Tony, Susan, os ouviu – ela disse: “Absolutamente não”. Ele vai fazer outras coisas, mas não os próximos espectáculos. Não é o aspecto de cantar, mas sim o de viajar. Fica cansado. Está a ser tomada a decisão de que fazer concertos agora é simplesmente demasiado para ele. Não queremos que ele caia em palco, por exemplo – algo tão simples como isso. Não estamos preocupados com o facto de ele poder cantar. Estamos preocupados, do ponto de vista físico… com a natureza humana. Tem 95 anos…».

A digressão de Tony Bennett foi anunciada antes da pandemia, mas teve de ser reagendada assim que o confinamento entrou em vigor. Prevista para arrancar em Setembro, a tour consistia em espectáculos ao vivo em Nova Iorque, Maryland, Connecticut, Oklahoma e Canadá. Todos esses concertos estão agora cancelados e os portadores de bilhetes devem contactar os locais para obter informações sobre reembolsos.

Em Fevereiro, a sua família revelou que Bennett tem lutado contra a doença de Alzheimer desde 2016. Apesar do diagnóstico, o lendário cantor manteve a sua capacidade de actuar. Susan, mulher de Bennett há 13 anos, disse que o seu marido ainda reconhece membros da família, mas nem sempre tem a certeza onde está ou o que se passa à sua volta. Ela também disse que Bennett não compreende totalmente a doença.

No entanto, o neurologista que diagnosticou Bennett em 2016 continua positivo quanto à sua visão e à sua capacidade cognitiva. «Ele tem alguns problemas cognitivos, mas várias outras áreas do seu cérebro ainda são resilientes e funcionam bem», disse o clínico. «Ele está a fazer tantas coisas, aos 95 anos, que muitas pessoas sem demência não conseguem. Ele é realmente o símbolo de esperança para alguém com um distúrbio cognitivo».

Ainda que esteja afastado dos palcos, Tony Bennett não está afastado das edições, uma vez que no próximo dia 1 de Outubro será lançado um disco a meias com Lady Gaga, “Love for Sale”, que sucede a “Cheek to Cheek”, de 2014 e cujo single é “I Get a Kick Out of You”.

EGITANA