Quantcast
“Travesía”, a nova compilação dos trabalhos de Ryuichi Sakamoto

“Travesía”, a nova compilação dos trabalhos de Ryuichi Sakamoto

André Santos

O projeto da Milan Records teve a curadoria de Alejandro González Iñárritu, de modo a homenagear Ryuichi Sakamoto.

Ryuichi Sakamoto, compositor japonês, faleceu a 28 de Março de 2023, aos 71 anos. Uma afirmação partilhada no site oficial do artista diz: «enquanto passava por um tratamento de cancro encontrado em Junho de 2020, Sakamoto continuou a criar obras no seu estúdio quando a sua saúde o permitia. Ele viveu com música até ao fim.»

Alejandro González Iñárritu é o curador da compilação tendo trabalhado, anteriormente, com Sakamoto na banda sonora do filme “The Revenant”, lançado em 2015.

Sendo originalmente uma surpresa para o aniversário de 70 anos do compositor japonês, a compilação é o resultado de quase dois anos de planeamento e seis meses de escolha entre as mais de 100 faixas, por parte de Alejandro González Iñárritu.

«Quando Jean Christophe Chamboredon da Milan Records, e Norika Sora, a manager de Ryuichi, convidaram-me para este projeto, o meu primeiro instinto foi resistir.» partilhou Alejandro numa conferência de imprensa. «O universo musical de Sakamoto é tão vasto que a responsabilidade de honrá-lo ao escolher 20 faixas da sua complexa galáxia parece praticamente impossível. Mas depois de descobrir que eles estavam a planear isto como um presente surpresa para ele, eu não tive outra escolha sem ser aceitar o desafio.»

Martin Hernandez e Martin Delgado foram convocados por Alejandro para ajudar no processo de seleção das faixas, focando-se nos singles menos conhecidos do lendário compositor.

Alejandro ainda acrescenta «Eu espero que, ao ouvir a esta seleção, consigas experienciar a cascata eterna de emoção.»

A seleção de faixas de Ryuichi Sakamoto já se encontra disponível para ouvir.