Quantcast
UNHA, Consultório Virtual Para Bandas Emergentes

UNHA, Consultório Virtual Para Bandas Emergentes

Nuno Sarafa

De artistas para artistas. Assim se apresenta o UNHA, um projecto de divulgação e auxílio à música independente nacional, que se desdobra entre serviços de promoção e um par de ideias progressistas, como é o caso do consultório virtual através do qual os artistas podem consultar um psicólogo ou aprender a emitir um recibo.

Criado pelo documentarista e promotor de concertos Eduardo Morais, o UNHA – Auxiliar Musical foca-se não só na criação de conteúdos promocionais «a preços convidativos», como também em dar pareceres em alguns aspectos fundamentais para os artistas emergentes: direitos de autor, contabilidade, distribuição digital, agenciamento independente, produção musical, videoclips, design ou questões do foro psicológico, reunindo parcerias com outros artistas especializados nas respectivas áreas.

No capítulo da promoção, o UNHA lembra: «Podes fazer a música mais ‘tripante’ do bairro, mas se não a conseguires promover certeiramente terás dificuldade em saltar essa mesma fronteira».

Por isso, o Auxiliar Musical trabalha com um objectivo que nem sempre é simples: «gerar interesse». Dizem os responsáveis que «não se trata de conduzir a carreira dos projectos, aumentar os seguidores ou marcar concertos», mas sim «divulgar quem são os artistas e porque é que são interessantes».

«Aquilo que temos para vender são formas de contar a tua história: criar conteúdos audiovisuais para as tuas redes, desenvolver assessoria de imprensa, anunciar lançamentos exclusivos nos media, desenhar presskits ou press-releases, apresentar a tua música à imprensa ou a DJs e agendar entrevistas nas rádios ou outros trabalhos de comunicação».

Um dos serviços mais interessantes e até mesmo inovadores (sim, estamos em 2020, mas isto é inovador) é o Consultório Virtual, através do qual os artistas emergentes podem entender melhor o que são direitos de autor, saber passar recibos para não terem (os habituais) problemas com o Fisco, perceber a melhor forma de colocar música no Spotify ou mesmo «combater aquela ansiedade antes de cada concerto». Para tal, o UNHA tem parcerias com dois psicólogos, um gabinete de contabilidade, uma empresa de distribuição digital, uma de ilustração, produção e pós-produção áudio, VJ e motion, aluguer de equipamento e agenciamento independente.

No painel de artistas que já trabalharam com esta plataforma constam nomes como os Ghost Gunt, os Cave Story, os ingleses Sonic Boom ou os norte-americanos The Mystery Lights.

Se ficaste interessado, espreita aqui todo o catálogo de serviços, parcerias e todos os contactos para perceberes o que o UNHA pode fazer por ti e pela tua banda e pelo meio assiste ao vídeo de apresentação: