Quantcast
Vendas de Discos de Vinil são as Mais Altas em 30 anos

Vendas de Discos de Vinil são as Mais Altas em 30 anos

Miguel Grazina Barros

23% de todos os álbuns comprados este ano no Reino Unido foram em vinil, sendo “Voyage” dos ABBA o mais vendido nesse formato.

Em 2020 as vendas de discos de Vinil ultrapassaram as vendas de CD’s, algo que não acontecia desde os anos 80. Isto levou com que nesse ano fosse declarada a “morte” dos CD’s para muitas pessoas e 2021 veio comprovar exatamente isso. Apesar dos conhecidos atrasos na produção de discos de vinil em 2021, 23% das vendas de todos os álbuns foram em discos de vinil – sendo “Voyage” dos ABBA o vencedor em número de vendas, seguido de “30” de Adele e “Seventeen Going Under” de Sam Fender.

Uma crise de produção de discos de vinil foi atribuída a Adele, com mais de 500.000 cópias do novo álbum “30” prensadas – causando um enorme atraso na linha de produção para outros artistas que desejavam obter LPs fabricados com os recursos limitados do planeta Terra. «Mesmo sem Adele, o problema ainda existiria», explica Chris Marksberry, diretor executivo da representante mundial de fabrico de vinil “Sound Performance”. «Conforme a demanda se torna maior, as pessoas compram mais, então o pedido inicial de todos será maior do que seria há 12 meses.»

De acordo com dados da British Phonographic Industry (BPI), foram vendidos mais de 5 milhões de discos de vinil este ano, um aumento de 8% em relação a 2020. É o 14º ano consecutivo em que o formato aumentou as vendas. Campanhas como LoveRecordStores, Record Store Day e National Album Day podem ser também um dos fatores em conta no aumento das vendas dos discos de vinil.