“Vida” é o single de avanço e que dá nome do novo álbum de Jorge Palma

20 Abril, 2023

“VIDA” é o novo álbum de Jorge Palma e estará disponível a partir de 28 de Abril.

“Vida” é o single de avanço do novo álbum do músico e compositor, “VIDA”, o desejado e muito esperado sucessor de “Com Todo o Respeito (2011), que sai dia 28 de Abril numa edição especial – com uma caixa que além do disco terá um fac-símile do primeiro rascunho da música que dá nome ao disco, e ainda um booklet em formato livro, com fotografias únicas e documentais do processo de gravação e ensaios.

«A canção que dá nome ao álbum foi escrita numa noite em que estava sozinho na sala de minha casa. Peguei na guitarra acústica e a coisa saiu. Entretanto convidei o meu velho amigo e grande músico Júlio Pereira para tocar outras duas acústicas e entreguei ao Filipe Melo, por quem tenho grande simpatia e admiração, o arranjo de uma pequena orquestra de câmara. Ele atirou-se com unhas e dentes e o resultado é o que podem ouvir», explica Jorge Palma.

O videoclip de “Vida” foi realizado por André Tentugal. «Uma ode visual ao existencialismo através de fragmentos íntimos de vida de um conjunto de personagens distintas. Uma viagem poética pelos sentimentos: amor, nostalgia, solidão, paixão, rancor. Um romance experimental realista, visualmente expressionista que tenta homenagear a condição humana», descreve.

Desta vez, o processo de estúdio foi mais longo que em gravações anteriores. Jorge Palma, que esteve durante os últimos anos dividido entre o estúdio e os concertos, conta que «o estúdio é como um laboratório, um lugar onde temos de aperfeiçoar a afinação, a dicção, tudo», salientando que é nesse espaço que encontra o complemento para o gozo que tem em estar em palco. «No estúdio, ou está lá ou não está. Se não estiver repete-se, repete-se e repete-se outra vez. São coisas que se completam, tal como o acto solitário de escrever uma canção, que é oposto ao acto de a partilhar com público em palco. São funções que se completam e tudo isso faz aquilo que é a minha vida profissional» acrescenta, ao reflectir sobre o processo de gravação de “VIDA”.

Volvidos 12 anos da edição do último álbum de originais, Jorge Palma sublinha que o seu carácter e valores, aquilo que resiste, subsiste e o alimenta se mantêm inalterados. Admite, porém, uma evolução natural enquanto pessoa e músico, e que é normal que isso se reflita nestas novas canções. «Um álbum é uma coisa muito especial, é um marco que representa sempre um período da minha vida» confessa, acrescentando que invariavelmente se inspira nas suas vivências para criar canções.

O concerto de apresentação de “VIDA” está marcado para dia 6 de Maio no Convento de São Francisco, em Coimbra. Ao vivo, Jorge Palma vai contar com a presença de alguns dos convidados do disco como Manuela Azevedo e Rui Reininho. Os bilhetes já estão à venda entre os 26€ e os 28€, nos locais habituais.

Previous Story

Banda britânica cria novo álbum de Oasis com recurso a IA

Next Story

Jafumega confirmados no North Music Festival

Go toTop