Quantcast
Viriatada de Novembro #4: Caio, seBENTA, Rita Vian, Kumpania Algazarra, entre outros

Viriatada de Novembro #4: Caio, seBENTA, Rita Vian, Kumpania Algazarra, entre outros

Mariana Matos

Esta é a Viriatada, o espaço que acolhe alguns dos lançamentos da música portuguesa do mês.

CAIO- “Amanhã”// O novo avanço do próximo disco de CAIO, chama-se “Amanhã”, e levanta o véu para o que aí vem, afirmando o jovem músico na composição. “Amanhã” é o resultado de uma mudança e escolha de um rumo, num tema que maturou e floresceu até ganhar vida própria. É palpável a busca pela emancipação, nesta procura incessante de respostas, num pedido de ajuda para que a lição seja aprendida. No final, percebemos que este apressar nunca irá cessar a inquietação dos jovens corações. No próximo álbum, com lançamento marcado para o primeiro semestre do ano, CAIO promete trazer-nos folk, expondo-nos à sua sensibilidade com canções para fazer sonhar. O tema foi produzido por João Santos e Pedro Moreira, a gravação e a mistura ficaram a cargo de Pedro Moreira na Casa do Vento Estúdios e a masterização é de João Alves (Sweet Mastering Studios).  O teledisco é uma produção Carpete, com realização de Henrique Guerreiro e Ruben Zakoyan.

CONAN CASTRO – “Shrimp Waterfall”// Os Conan Castro lançaram recentemente o seu segundo álbum de estúdio, “Shrimp Waterfall”, através da editora Hey, Pachuco! Recs. Ao som de garage-punk-rock, os cinco Castros libertam agora canções acerca da injustiça, do amor, mentiras, opressão, sexo, violência, magia negra, liberdade, frutos do mar, perseguições de carros e, é claro, problemas informáticos. Oriundos do Barreiro, um subúrbio de Lisboa, reúnem Leite Castro e Lixo Castro (guitarras), Licor Castro (baixo), Lindo Castro (bateria) e Lama Castro (voz).

seBENTA- “Runs Out”// “Runs Out” é o novo single retirado do próximo álbum do trio composto por Paulecas na voz e no baixo, Fadista na bateria e Ricko na guitarra (músico convidado). Recorde-se que o álbum será editado em 2021 com o selo da Sony Music. O novo single “Runs Out” é o primeiro tema dos seBENTA em Inglês. «Fomos desafiados a fazê-lo e estamos muito felizes com o resultado final. Sempre achámos que a música é a maior linguagem que existe, porque é universal e consegue unir as pessoas à volta das suas próprias emoções, transformando-se num ritual colectivo. É assim em todo o planeta! “Runs Out” tem uma mensagem clara e óbvia desta “realidade” em que vivemos actualmente e apresenta-se no caminho dos singles que temos lançado neste ano de 2020. Um destes dias é hora de acordar o mundo e mudares a tua vida. É esta perspectiva que a canção emana e que se torna um retrato de nós mesmos, porque é na mudança que tudo acontece, sempre, para melhor!», explica Paulecas.

FROM ATOMIC ft. RUI MAIA- “Dancing Demons”// From Atomic lançaram o segundo single “Dancing Demons”, com participação especial de Rui Maia (X-Wife, Mirror People, GNR). Faz parte do seu álbum de estreia “Deliverance”, lançado em Março de 2020, pela Lux Records. O vídeo do tema foi realizado e produzido por Tiago Cerveira e marca um outro lado da banda de Sofia Leonor e Alberto Ferraz, transitando do habitual registo negro, para a cor e luz. Apesar de terem visto todos os concertos deste ano cancelados ou adiados para data incerta, o duo continua a trabalhar e está já a preparar novas músicas para um futuro disco. Também não desistiu de apostar nas performances ao vivo e, de forma a se adaptar aos novos desafios que as restrições impõem, From Atomic vão, no dia 5 de Dezembro, fazer um concerto em formato acústico, apresentando as músicas do seu álbum sob um olhar mais intimista, no Liquidambar, em Coimbra.

RITA VIAN- “Purga”// “Purga” é o título do mais recente single de Rita Vian. A música conta com texto da autoria da própria e produção de Franklin Beats. O trabalho de vídeo conta com a assinatura de João Pedro Moreira, reconhecido realizador de vídeos para artistas como Dino D’Santiago, Regula, Buraka Som Sistema, entre muitos outros. No tema “Purga”, Rita Vian escreve sobre a procura e liberdade, sobre o passado e o presente e trabalha a sua voz e composição num espectro amplo entre a electrónica e a tradição. O fado é um capítulo muito importante na sua expressão artística, bem como a música urbana é a outra face dessa mesma artista.

REI MARTE- “Ela Sabe”// Os Rei Marte são uma banda de indie rock, indie pop, MTP, composta por Simão Reis, J António Nunes da Silva e Diogo Faísca. Em Maio ouvíamos pela primeira vez “Sol“, seguindo-se “Amália, Meu Amor“, “Verde” e agora “Ela Sabe”. No total somam-se quatro canções, todas com um «tanto de nostálgico como de actual, de profissional como de DIY, e de um Indie Rock ímpar na língua portuguesa. Todas ligeiramente diferentes, sendo “apenas” semelhantes na sua simplicidade e em como tudo parece fazer sentido na composição sólida do trio Simão Reis, JAntonio e Diogo Faísca. Se “Verde” nos puxava para uma vertente mais punk, “Ela Sabe” traz-nos uma melancolia única e pela primeira vez uma vertente electrónica presente nas drum machines que por si só “cantam” o refrão.» Em “Ela Sabe”, Rei Marte cantam sobre uma melancolia presente no amor a uma cidade que pode muito bem ser Lisboa. No vídeo vemos elementos da banda a percorrer as paisagens urbanas da cidade deixando por toda a parte as mensagens presentes na música, numa espécie de monólogo em cortesia a um amor que têm em comum. Amor esse que perante as dificuldades presentes em 2020 tende agora a afastar os elementos da sua génese de criação em Lisboa. Um afastamento que será provisório, certamente, mas que apenas intensifica esta paixão genuína por uma cidade rica em fontes de inspiração, e amor.

VATSUN – “GPS”// O tema “GPS” de Vatsun foi originalmente editado em 2016 e tem agora uma nova produção. É possível ver o vídeo realizado por Manuel Lino em 2016 com a versão musical actualizada no Youtube.

JOÃO PINA- “Gangsta Love”// João Pina lançou o seu segundo single, “Gangsta Love”, produzido por Tayob Juskow. Sobre o novo tema, nas palavras do próprio, «a ideia para “Gangsta Love nasceu de uma relação tóxica que tive, quase “bipolar”, onde hoje a inspiração é o amor, mas amanhã não se sabe se se está em guerra territorial. Como em todas as relações tóxicas, existe a necessidade de desapego, quase que  de uma limpeza. Mas o “vício” é tanto, que acabamos sempre por voltar». O seu 1.º EP, “Memórias”, está carregado de Soul & RnB, com influências das suas maiores referências musicais como D´Angelo, Music Soul Child e Masego. Vai sair no princípio do ano.  O percurso de João Pina levou-o a atuar com grandes nomes como os Nu Soul Family e colaborações com Paulo de Carvalho, Anselmo Ralph, Virgul, NBC, Jorge Fernando, Eva Rap Diva, Sensi, Bob Da Rage Sense, e tantos outros, com quem já pisou grandes palcos nacionais e internacionais.

FORTUNA- “Roadkill”// “Roadkill” é o primeiro single de Fortuna. Marcado por riffs maciços e melodias cantáveis, o tema sugere uma viagem na qual se cruzam a loucura e a paixão visceral, numa dialéctica entre o bem e o mal. Fortuna é um projeto a solo de João Curro, músico com um percurso marcado pelo hardcore e rock nacional desde a década de 90. Tocou em várias bandas reconhecidas no underground londrino, como Attica’s Ashes, tendo iniciado, com o seu regresso a Portugal, a composição, produção e gravação de temas originais. Fortuna representa a corporalização do seu processo criativo e conta com a participação de Bruno Simão (Teratron/Trash Candies) na bateria. O videoclipe de ‘Roadkill’ já se encontra disponível e o tema pode ser escutado em diversas plataformas digitais.

EASY B- “Não Stresses”// Easy B é o nome artístico do músico português Miguel Bravo que editou o seu novo single “Não Stresses”. Segundo Easy B esta música foi composta pelo e para o próprio. «A música tem uma mensagem de otimismo, animo e de positividade. Foram coisas que escrevi, que eu precisava de dizer a mim mesmo, coisas essas que eu próprio precisava de ouvir», afirma o artista. O vídeo que acompanha “Não Stresses” foi gravado numa sessão ao vivo em estúdio e o trabalho já está disponível nas plataformas digitais.

JOÃO FARINHA- “Pepa”// “Pepa” é o novo single e vídeo de João Farinha, voz do projeto Fado Ao Centro, que estará presente em “Solto”, o novo trabalho discográfico a solo. Neste “Solto” juntam-se à voz de João Farinha, as guitarras de Hugo Gamboias e Diogo Passos, o baixo de Ricardo Melo, a percussão de Quiné Teles e instrumentos como o ukulele e a guitarra elétrica. Entre os convidados, para além de José Rebola [Anaquim], que escreveu a letra do tema que dá título ao disco – “Solto” -, João Farinha conta com Tiago Nogueira [Os Quatro e Meia] e com Viviane [Entre Aspas]. João Farinha segue ainda até ao lado de lá do Atlântico, com o artista brasileiro Beto do Bandolim a participar num tema  de cariz popular. O concerto de lançamento, marcado para dia 4 de Dezembro, às 19h30, contempla a oferta do novo disco e reveste-se ainda de cariz solidário, revertendo 1 euro de cada bilhete vendido para a DOCE – Associação Nacional para Divulgar, Orientar, Combater e Enfrentar a Tay Sachs, uma doença rara que afeta o sistema nervoso central, que é degenerativa e fatal. Os bilhetes poderão ser adquiridos on-line através da rede Ticketline ou diretamente na bilheteira do Convento São Francisco em Coimbra.

BALEIA PILOTO- “Bombito”// Depois das canções “Contramão” e “Pé de Chumbo” os Baleia Piloto lançam agora “Bombito”. O tema flui entre a delicadeza do folk e a garra do rock numa dicotomia melódica de variedades estilísticas. A música foi gravada por João Ornelas na Valentim de Carvalho e Estúdio da Aldeia, e o vídeoclip realizado por Nuno Tavares (Produções Manco & Meio), já se encontra disponível no youtube da banda. De informar que os Baleia Piloto ficaram entre as 10 bandas finalistas do concurso Music Unlock, da SBSR.FM , e são um dos fortes candidatos a ir tocar ao palco da rádio no festival SBSR em 2021.

KUMPANIA ALGAZARRA- “LET’S GO!”// “LET’S GO!” é o primeiro single do próximo disco dos Kumpania Algazarra, “Remixed Vol. 2”, com edição prevista para o início de 2021. Este tema foi remisturado por Dr. Fre & Sam Rabam, produtores belgas que têm trabalhado sobretudo com electro swing, balkan beat e house music. Já o vídeo foi gravado por João Guimarães na mítica discoteca 2001 – Catedral do Rock no Autódromo do Estoril. O futuro álbum chega passados 10 anos de “Remixed Vol.1”. A ideia do regresso surgiu no período de confinamento. Enquanto o mundo parava e desacelerava, os Kumpania Algazarra resolveram pôr termo ao sossego de vários produtores nacionais e internacionais e convidaram-nos a reinventar um tema à sua escolha pertencente aos vários álbuns da banda. Dia 12 de Dezembro, os Kumpania Algazarra vão tocar no BENEFIT SMUP, um evento de angariação de fundos para ajudar a SMUP a continuar o incrível trabalho que tem feito durante este período de pandemia para nos oferecer Cultura e um espaço de encontro!

JAMES DOS REIS- “E Quê?”// “E Quê?” é o novo tema de James dos Reis, produzido pelo músico e produtor seis., e sucede às canções “Whatever” e “Toma”. Se em “Whatever”, James dos Reis mostrava a sua interpretação mais densa e introspectiva do R&B, na canção e no vídeo de “E Quê?” o artista canta e ginga fora da caixa, numa toada afro-pop contagiante, celebrando a liberdade de fazer o que quiser. «Enquanto negro, vindo de um bairro, sinto-me constantemente a ser questionado pela sociedade, cheia de porquês. EmE Quê?” falo de evolução, ou seja , transmito a minha visão, tento desmistificar ideologias, comportamentos e preconceitos, o que é certo ou errado nos dias de hoje. Sinto que estamos a atravessar um momento em que em que cada vez mais questionamos ideologias que estavam adormecidas ou eram muito pouco de discutidas. É cada vez mais acentuada esta realidade, a par do confronto entre gerações. Quis pegar em tudo isso e demonstrar que na vida podemos ser o que nós quisermos, só precisamos de coragem», afirma o músico.

DE BRITTO ft. CVIEIRA- “Vais Voltar”// Em parceria com CVIEIRA (ex-vocalista dos Puzzle), “Vais Voltar” é o novo single do músico De Britto e dá o mote para a primeira parte de uma história contada em dois atos. O tema fala sobre um inusitado triângulo amoroso, em que De Britto, se assume como o protagonista. A música é parte integrante do álbum que vai estrear no início de 2021 e que conta com colaborações, a nível nacional e internacional, como é o caso do rapper americano Twista e do colombiano Reykon.

MALABÁ DA GUN- “Não podes parar”// Malabá Da Gun surge no panorama do Hip Hop com uma «mensagem de esperança para todos nós», através do tema “Não podes parar”, uma homenagem a todas as mulheres que diariamente conjugam a sua vida profissional com o acto de amor de dedicar a maior parte da sua atenção aos filhos, na esperança que estes tenham um futuro melhor. O seu percurso artístico conta com participações com Plutónio, Né Jah, Don Nuno, SP Deville, entre outros, assim como vários convites de entidades como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Organização Juventude Sesimbra, a Ser Humano – Hip Hop por uma causa, APAV e o Sporting Clube de Portugal.

HOMENS NA PISCINA- “Homens na Piscina”// Os Homens na Piscina fazem a sua estreia no panorama musical português com o single homónimo, “Homens na Piscina”, a primeira canção do EP “Grandes Êxitos”. A banda formada em Lisboa, em 2019, é constituída por João Simões (guitarra e voz), Rodrigo Lobo (guitarra), João Monteiro (baixo) e Bernardo Delgado (bateria). O vídeo conta com a realização de Francisco Osório e o disco foi gravado em Janeiro de 2020 no Poison Apple Studios, produzido, misturado e masterizado por Vitor Carraca Teixeira.

TELLER- “Livre”// “Livre” é o terceiro single do rapper Teller. Este novo tema conta com a produção de Jonh Boys, um quarteto de beatmakers e crate diggers portugueses. Foi misturado por Bernardo Pastor Centeno e masterizado por Arkham, membro dos Jonh Boys. Filmado nas ruas de Londres, esta música, que reflecte sobre a presente realidade em que muitos se deparam com barreiras pessoais e profissionais, faz-se acompanhar de um videoclip realizado por Patrícia Carvalho e editado pelo próprio artista.