Quantcast
AS10 | Faixas icónicas com participação do baterista Josh Freese

AS10 | Faixas icónicas com participação do baterista Josh Freese

André Santos

Josh Freese foi o baterista escolhido para ocupar a vaga do comando da bateria ao vivo dos Foo Fighters. Neste artigo apresentamos singles que têm como baterista Josh Freese.

Josh Freese tem vindo a receber bastante atenção nos últimos dias, visto que se tornou o novo baterista ao vivo da banda Foo Fighters, substituindo o falecido Taylor Hawkins. Freese já conta com uma vasta carreira de baterista, já tocou com A Perfect Circle, Guns ’N’ Roses, Nine Inch Nails, The Offspring, Weezer, entre outras, e apesar de ser o mais recente membro dos Foo Fighters, Freese ainda é integrante das bandas Devo e The Vandals. 

Freese teve aulas com gigantes da bateria como Terry Bozzio e Gregg Bissonette, e teve Vinnie Colaiuta como uma espécie de mentor quando era jovem. Influenciado por artistas como Frank Zappa e Devo, o prolífico baterista de 50 anos tornou-se um músico versátil procurado por uma variedade de grandes artistas em todo o mundo, contando com uma vasta carreira de colaborações com diversos artistas dos mais diversificados géneros musicais, desde o rock ao pop até ao metal. Neste momento, Josh é endorser da DW, sendo a cara da edição limitada dos 50th anos da marca.

Neste artigo vamos relembrar 10 faixas que talvez não saibas que têm como baterista o grande astro Josh Freese.

Meredith Brooks – “Bitch” | Uma das canções mais conhecidas de Meredith Brooks, construída à volta de um sample de “Impeach The President”, apresenta Freese no comando das baquetas. Apesar de ser necessário esperar pelo refrão para ouvir as batidas sonoras de Josh, quando elas chegam, conseguimos sentir aquele som clássico de bateria dos anos 90. Produzida em conjunto com Shelly Peiken, a música é o lead single do disco “Blurring the Edges“, de 1997, e foi um sucesso nos charts da Billboard, estando presente na lista durante 35 semanas.

★ 

A Perfect Circle – “Judith” | O lead single do álbum “Mer de Noms” dos A Perfect Cicle também foi tocada por Josh Freese. O videoclipe de “Judith” foi dirigido por David Fincher, diretor de “Fight Club”, “Se7en”, e videoclipes de Madonna, Wallflowers e Aerosmith. No single podemos ouvir as batidas agressivas e predominantes de Josh Freese. A letra da música é bastante pessoal para o vocalista da banda, demonstrando a sua “raiva” com a voz. Fala sobre a mãe de Maynard Keenan que acabou por ficar numa cadeira de rodas após ter sofrido um derrame.

Chris Cornell – “Can’t Change Me” | Chris Cornell, no seu percurso a solo, contou com o baterista para tocar no disco “Euphoria Morning“, de 1999, isto aconteceu depois de Cornell sair dos Soundgarden e antes de fundar os Audioslave. O álbum foi composto e produzido pelo cantor e por Alain Johannes e Natasha Shneider. Em “Can’t Change Me” podemos ouvir a fluidez natural de Josh Freese. Victor Indrizzo, Greg Upchurch, Matt Cameron e Bill Rieflin também foram bateristas do álbum, mas Freese foi quem teve mais presença, tocando um total de 7 faixas.

Avril Lavigne – “Losing Grip” | “Losing Grip” é uma faixa da cantora Avril Lavigne, lançada como single principal do seu álbum de estreia, “Let Go“. A faixa foi escrita por Lavigne e Clif Magness, e produzida por Magness. Aqui, Avril canta sobre estar a “perder o controle” com o namorado porque eles não deviam estar juntos. A composição é mais virada para o grunge, quando comparada a outras faixas do disco que são mais direcionadas para o pop. A música tem também a “mão pesada” de Josh Freese para acompanhar a voz poderosa de Avril Lavigne. “Losing Grip” foi tão bem sucedida que ganhou, em 2003, o Best New Rock/Alternative Solo da Candian Radio Music Awards e recebeu uma nomeação aos Grammys para melhor performance feminina de rock em 2004.

Evanescence – “Bring Me To Life” | Num período em que o baterista tinha uma agenda extremamente ocupada, com discos de 3 Doors Down, The Offspring, Keely Clarkson, Seether, Avril Lavigne, entre outros, Josh Freese disponibilizou um pouco do seu tempo para os Evanescense. Foi baterista no disco “Fallen” de 2003, o primeiro longa duração da banda, que se tornou um sucesso no panorama do nu metal. “Fallen” é o disco mais bem-sucedido a nível comercial dos Evanescence.

Michael Bublé – “Haven’t Met You Yet” | Entre as faixas de rock, punk e metal no cinto de Freese encontramos este fenómeno do cantor pop-swing Michael Bublé. “Haven’t Met You Yet” faz parte do disco “Crazy Love“, que foi coproduzido por Bob Rock. Na faixa, Josh Freese demonstra a sua capacidade e o seu “à vontade” em tocar diferentes tipos de música. Esta faixa, assim como “Hold On” e o single “Crazy Love” têm as mãozinhas do baterista.

Good Charlotte – “The Anthem” | O single é de autoria dos Good Charlotte e faz parte do álbum “The Young and the Hopeless” de 2002. A música pop punk é uma das mais memoráveis da banda, considerada por muitos fãs um hino deste género musical, sendo também a número um na lista de populares do spotify dos Good Charlotte, tendo sido lançada na era das grandes bandas de pop punk.

Miley Cyrus – “7 Things” | “7 Things” de Miley Cyrus foi co-escrita por Cyrus, Antonina Armato e Tim James, e produzida por John Fields. Lançada em 2008, pela Hollywood Records, como segundo single do segundo álbum “Breakout“, e registada também como “Seven Things I Hate About You”, foi escrita por Miley durante a tour Best of Both Worlds. É uma canção mais virada para o pop punk e country, que fala sobre a raiva que a cantora sentia pelo seu namorado. A faixa foi um sucesso em diversas partes do mundo apesar de ter tido críticas mistas.

Nine Inch Nails – “Discipline” | Como ex-membro dos Nine Inch Nails, entre 2005 e 2008, Josh Freese participou dos discos “Year Zero” e “The Slip“, de 2007 e 2008, respetivamente. Aqui, vamos dar destaque à faixa “Discipline” do álbum de 2008. “Discipline” foi o primeiro single da banda desde que acabou com a ligação que tinha com a Interscope Records e passou a fazer publicações de modo independente. A bateria de Freese está presente ao longo de toda a faixa, mostrando o poder que o baterista tem e como este marca a sua presença na música.

The Offspring – “You’re Gonna Go Far, Kid” | “You’re Gonna Go Far, Kid” é um single da banda americana de punk rock The Offspring, sendo a terceira faixa do oitavo álbum da banda, “Rise and Fall, Rage and Grace” (2008). Uma das músicas mais emblemáticas da banda conta com Josh Freese na bateria. Freese fez parte dos The Offspring durante os álbuns “Splinter” de 2003 e “Days Go By” de 2012, retornando à banda para a tour de 2021, depois do baterista Pete Parada ter negado vacinar-se contra o covid-19. “You’re Gonna Go Far, Kid” é uma música icónica para os fãs da banda e acabou por ser um grande sucesso. Nela podemos ouvir a bateria rockeira e intensa de Freese.