AS10 | Músicas Para O Natal de 2022 com Kurt Vile, Future Islands, David Byrne ou Wolf Alice
Reunimos uma lista de 10 canções com as melhores sugestões musicais para a época natalícia de 2022.
O Natal está a chegar e em 2022 vários artistas deixaram-se levar pelo espírito da época e lançaram nova músicas natalícias ou recriaram clássicos à sua maneira. Se já estás farto de Mariah Carey, este AS10 é para ti.
Fizemos uma selecção para todos os gostos, de David Byrne a Kurt Vile passando por Future Islands, Lizzo, Wolf Alice ou até mesmo Backstreet Boys, ouve em baixo 10 novas músicas disponibilizadas neste Natal.
David Byrne – “Fat Man’s Comin” | Começando por David Byrne que revelou uma música de “Natal” – “Sempre quis escrever uma canção de ‘férias'” –afirmou o ex-Talking Heads – “Não lhe chamaria uma canção de Natal, pois a visita do Pai Natal (anteriormente conhecido como São Nicolau, que punia principalmente) parece ter evoluído para ser um momento de consumo mais secular do que um assunto religioso ou espiritual”.
Ainda assim, a faixa produzida por Jherek Bischoff “Fat Man’s Comin”, foi escrita enquanto Byrne trabalhava no seu álbum em colaboração com St. Vincent intitulado “Love This Giant”.
★
Future Islands – “Last Christmas” | Os Future Islands fizeram a sua interpretação da clássica faixa de Natal dos Wham!, “Last Christmas”. A canção foi originalmente lançada em Dezembro de 1984 – oito meses após o nascimento do frontman dos Future Islands, Samuel T. Herring. “Last Christmas” atingiu por fim o número um nas tabelas britânicas em Janeiro de 2021, tendo passado cinco semanas consecutivas em segundo lugar quando foi originalmente lançada – evidências de um clássico.
★
Kurt Vile – “Must Be Santa” | Kurt Vile decidiu interpretar a canção de Natal “Must Be Santa” para o “Spotify Singles: Holiday Collection”. A faixa foi originalmente escrita por Bill Fredericks e Hal Moore, e foi impulsionada pela famosa versão de Bob Dylan no álbum de 2009 “Christmas in the Heart”. A nova faixa de Kurt Vile inclui ainda a participação vocal de ambas as suas filhas.
★
Phoebe Bridgers – “So Much Wine” | Phoebe Bridgers anuncia a época natalícia com a sua mais recente contribuição à habitual tradição anual de interpretar uma canção de Natal. Desde 2017 perto da época festiva, a artista lançou “Day After Tomorrow” de Tom Waits, “If We Make It Through December” de Merle Haggard, “7 O’Clock News / Silent Night” de Simon & Garfunkel, “Christmas Song” de McCarthy Trenching e “Have Yourself a Merry Little Christmas”, de Judy Garland.
A faixa que mereceu uma interpretação natalícia em 2022 foi “So Much Wine”, original de The Handsome Family.
★
Lizzo – “Someday At Christmas” | Lizzo revelou a sua interpretação de “Someday At Christmas”, canção original de Stevie Wonder. A canção foi lançada exclusivamente na plataforma de streaming Amazon Music. “Escolhi interpretar ‘Someday at Christmas’ não só porque é um clássico, mas porque nos recorda que quase 60 anos mais tarde, ainda lutamos pela paz, compaixão e igualdade” explicou Lizzo num comunicado de imprensa, continuando – “Um lembrete amigável para espalhar amor e bondade nesta época festiva”.
★
Backstreet Boys – “A Very Backstreet Christmas” | Os Backstreet Boys lançaram um álbum de Natal intitulado “A Very Backstreet Christmas” – são dez versões de clássicos intemporais e ainda três faixas originais. Tal como os Future Islands, a Boy Band também não resistiu a incluir uma versão da eterna “Last Christmas”.
★
Alicia Keys – “Santa Baby” | Alicia Keys estreou-se no que toca a álbuns festivos com “Santa Baby”. O primeiro single a ser revelado do projecto “December back 2 June” foi lançado através da sua própria editora discográfica. “O álbum que acabo de lançar para as férias, sendo o primeiro lançamento com a minha própria marca, é realmente emocionante. Também me sinto muito determinada e concentrada em como quero continuar a ser não só a minha própria mulher, que está a criar o negócio adequado e a ser realmente a minha própria chefe e a criar as oportunidades que quero, mas também a pensar como é que isso acontece com outros artistas, com outras mulheres” afirmou Alicia Keys sobre a gravação do disco.
★
Sufjan Stevens & Rosie Thomas – “We Should Be Together” | Rosie Thomas colaborou com Sufjan Stevens numa nova canção de Natal. Os músicos escreveram “We Should Be Together” com o marido de Thomas, o músico Jeff Shoop. A faixa precede o álbum de Natal de Thomas “A Very Rosie Christmas”. “O Natal pode ser uma época agridoce, e o mundo pode sentir-se desesperado e solitário com bastante frequência, mas há algum tipo de magia em torno do Natal que traz esperança e união, ou pelo menos essa possibilidade, que eu acho que é a esperança. Embora esta história esteja enquadrada numa relação, os temas maiores e os anseios são mais universais. Todos nós precisamos de esperança, e precisamos uns dos outros. A canção começou com o meu marido. Ele tinha a melodia e o arranjo e até o refrão. Juntos trabalhámos nos versos. Somos uma óptima equipa de escrita, que se juntou naturalmente ao longo do tempo, e tem sido realmente agradável. Acabamos as sanduíches uns dos outros. Esta canção é uma beleza, e foi óptimo ter a participação do Sufjan para a tornar ainda mais rica, claro – o nosso pequeno milagre de Natal em pessoa”, afirmou Thomas numa declaração sobre o novo single.
★
Wolf Alice – “In the Bleak Midwinter” | Os britânicos Wolf Alice partilharam a sua interpretação do poema de Christina Rossetti e Gustav Holst chamado “In the Bleak Midwinter”. A canção foi lançada via Dirty Hit/RCA.
Num comunicado de imprensa, os Wolf Alice afirmam – “Sempre achámos que ‘In the Bleak Midwinter’ tinha uma bela melodia e pudemos imaginá-la como uma espécie de canção pop melancólica, por isso, tendo isso em mente, tentámos uma versão da mesma no ano passado, e pensámos que este ano também devia ter direito, porque nunca se pode ter demasiadas canções de Natal”.
★
Alanis Morissette – “Little Drummer Boy” | Alanis Morissette “disfarçou-se” em 2019 no “The Tonight Show” para interpretar “Little Drummer Boy”. Três anos depois, a artista – que recentemente foi induzida ao “Canadian Songwriters Hall of Fame” decidiu re-gravar a clássica faixa em espírito natalício.