ENTREVISTA | João Salgueiro, o Senhor Diapasão [Vídeo]
O livro “E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão”, de Fernando Grencho, foi o mote para esta entrevista com João Salgueiro, o homem que liderou a conhecida loja de instrumentos musicais Diapasão entre 1976 e 2007.
Vamos conhecer melhor João Salgueiro, um dos nomes incontornáveis do panorama musical português, o homem que fundou a Diapasão, uma das mais emblemáticas lojas de instrumentos musicais e acessórios do nosso país.
A Diapasão abriu as portas ao público em 1976, na Rua do Telhal, em Lisboa. Quatro anos depois passou de loja de música a catedral musical na Avenida João 21, abrindo ainda espaços no Porto, Leiria e Faro, assumindo-se imediatamente como uma referência nacional até ao ano do seu encerramento, em 2007.
Agora, 15 anos após ter fechado definitivamente a porta da mítica loja, João Salgueiro e o seu projecto de uma vida são alvo de homenagem no livro com chancela da Guerra e Paz “E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão”, de Fernando Grencho.
Ajudei muita malta da música no início das suas carreiras
Além das histórias de vida e de música, este novo livro reúne depoimentos de vários músicos, amigos e familiares e ainda dezenas de fotografias de João Salgueiro e da sua catedral musical.
Fomos visitar João Salgueiro no seu verdadeiro “museu” de música, Sr. Piano, onde não só se vendem pianos, efectuam reparações e afinações, como é possível ter-se aulas, para não falar do aluguer dos mais diversos instrumentos musicais para cinema, televisão ou publicidade. Autênticas relíquias para conhecer na entrevista que se segue.