Quantcast


A Electro-Harmonix Revela o Novo Pedal Nano Q-Tron Envelope Filter

A Electro-Harmonix Revela o Novo Pedal Nano Q-Tron Envelope Filter

Redacção

O novo envelope follower que é pequeno o suficiente para caber na tua caixa de correio.

 O novo Q-Tron Nano encarna o espírito do já conhecido Q-Tron Envelope Filter. Como o nome sugere, o pedal ocupa pouco espaço comparando com os amplos Q-Trons e Q-Tron+ dos anos 90 e 2000.

Apesar da EHX já vir a desenvolver envelope filters desde os anos 70 (incluindo o pedal Doctor Q) os pedais Q-Tron foram desenvolvidos nos anos 90 com a assistência do co-fundador da Musitronics e engenheiro de eletrónica Mike Beigel, que assume o crédito de ter desenvolvido talvez o mais estimado e vintage envelope filter de todos – o Musitronics Mu-Tron III – e é esta perícia que levou para a EHX quando desenvolveu originalmente o Q-Tron.

Desde então, os Q-Tron’s têm aparecido em várias formas e tamanhos aparentemente cada vez menores. Uma das questões mais debatidas acerca dos Q-Tron’s é precisamente o seu tamanho e o espaço que ocupa nas pedalboards, sendo que é um efeito utilizado com pouca frequência.

No entanto, o efeito ‘Wah automático’ pode ser usado de maneira muito interessante, quando aplicado nas ocasiões certas – usados nas mãos de Frank Zappa, Pink Floyd, Grateful Dead, Red Hot Chilli Peppers, Stevie Wonder e Radiohead. Larry Coryell e Jerry Garcia ambos usavam o Mu-Tron III nos anos 70, mas mais recentemente os sucessores pedais Q-Tron podem ser observados aos pés de John Mayer e Flea.

O Nano Q-Tron mede apenas 11.43cm x 6.98cm x 5.33cm e inclui um set de knobs dedicados ao Volume, Drive (sensibilidade) e Q (Bandwidth peak). O pedal inclui três modos (tipos de filtro) – LP (Low-Pass), HP (High-Pass) e BP (Band-Pass).

EGITANA