Quantcast


Aprende a Tocar Piano em Casa com a Roland

Aprende a Tocar Piano em Casa com a Roland

Redacção

É muito simples aprender a tocar em casa com os pianos e aplicações da Roland. Descobre tudo aqui.

É do conhecimento geral que a música tem o poder de nos provocar as mais diversas sensações ou de nos fazer viajar no tempo. E aprender a tocar um instrumento pode elevar esta afirmação a patamares ainda mais altos, já que é um óptimo estimulante cerebral, quer para crianças, quer para adultos.

No que toca ao cérebro, o hemisfério esquerdo é responsável pelo processamento da linguagem e da lógica, enquanto o direito ocupa-se criatividade. A aprendizagem musical pode assim exercitar os dois hemisférios em simultâneo. Isto, além de toda a diversão inerente.

A música é também extremamente benéfica para a saúde mental e psíquica e ajuda a trabalhar a memória muscular, sendo ainda um contributo importantíssimo na melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurológicas, pois aumenta, entre vários outros aspectos, a memória e a concentração.

Ainda assim, para quem nunca tentou aprender a tocar um instrumento, a tarefa pode parecer difícil. A maioria dos iniciantes ficam muitas vezes inseguros ao darem os primeiros passos, mas a verdade é que, investindo algum tempo, dedicação e seguindo uma estratégia, qualquer pessoa pode aprender a tocar piano.

Apps Essenciais e Vídeos com Exercícios Fundamentais

E a verdade é que nunca foi tão fácil aprender a tocar um instrumento como nos dias que correm. A Roland, por exemplo, tem uma aplicação chamada Piano Partner, que já vai na segunda versão (que podes conhecer na íntegra aqui), e que se afigura como a companheira perfeita para, por exemplo, os pianos digitais Roland Go:PIANO61 e Go:PIANO88 – dois modelos leves, de fácil portabilidade e operação e com uma especial atenção a quem quer aprender – tudo isto sem comprometer no capítulo da qualidade sonora, como podes conferir aqui.

Disponível para dispositivos iOS e Android, com a app Piano Partner, a aprendizagem musical é tudo menos aborrecida, além de que interage em tempo real com o teu piano Roland para um processo de aprendizagem divertido e dinâmico.

Outras aplicações desenvolvidas pela marca nipónica que permitem desenvolver os teus dotes pianísticos são a Piano Every Day e a Piano Designer, compatíveis, por exemplo, com o campeão de vendas FP-30X, o modelo testado há uns meses por Margarida Campelo num vídeo realizado pela equipa da Arte Sonora.

A Roland, em parceria com a Skoove, dispõe ainda de outra plataforma de aulas de piano online e gratuitas durante três meses. Se tens um piano Roland, podes ter acesso ilimitado a centenas de músicas e cursos interativos – disponíveis a qualquer momento no teu computador, smartphone ou tablet. E se és um professor de piano, a Skoove é uma excelente ferramenta para trabalhar, manter o contacto e verificar o progresso dos alunos, tudo online. Informações e inscrições aqui.

Para terminar, dois vídeos essenciais para aprender a trabalhar com as aplicações de ensino de piano da Roland.