Pro Tools Actualizado

Pro Tools Actualizado

Redacção

Avid acaba de estrear o Pro Tools 2019, a mais recente versão da sua DAW.

O Pro Tools continua no cimo das referências duma enorme fatia dos profissionais em todo o mundo. A nova versão possui várias actualizações, que podem acompanhar no site oficial. Vamos destacar apenas algumas.

No topo das novidades surge uma multiplicação da função MIDI track count – agora pode ser corrida até 1,024, em vez de apenas 512. Uma novidade apontada aos que precisam de trabalhar no som de filmagens ou em bandas sonoras, criando mais espaço para inserção de faixas.

A Avid promete que o Pro Tools 2019 possui uma operação com maior fluidez. A nova versão permite interagir e actualizar faixas e secções da timeline durante o playback, assim podem ser experimentados, de forma mais agilizada, presets, efeitos, pontos de loop, etc. Tudo sem ter que parar a reprodução. É evidente o quão prática é esta capacidade.

Há também funcionalidades de organização bastante úteis. Agora será possível nomear as faixas quando são criadas. Se não as nomearem, o Pro Tools irá fazê-lo automaticamente. Destacar ainda a compatibilidade com MacOS Mojave (10.14), a mais recente versão do sistema operativo da Apple.

O Pro Tools 2019 custa aproximadamente €530, se o quiserem adquirir directamente, mas também existem opções de subscrição. Mais detalhes na Avid.