BOSS, A Evolução dos Icónicos Pedais Digital Delay

BOSS, A Evolução dos Icónicos Pedais Digital Delay

Nero

Som Clássico. Construção Clássica. Nova Geração. Os novos BOSS DD-3T e DD-8 transportam sons intemporais de delay para a modernidade.

A gama BOSS DD tem dominado o mundo do delay há mais de três décadas. Desde o lançamento do primeiro DD-2, em 1983, a tecnologia não tem parado de progredir e as tendências nas pedalboards têm mudado… Mas através de um som singular e operação à prova de bomba, um pedal DD permanece como o núcleo cardíaco de cada grande configuração de pedais, seja uma banda capaz de encher estádios, seja uma banda a dar os seus primeiros passos na garagem.

Novidade de 2019, o BOSS DD-3T e o DD-8 são o próximo capítulo nesta história, oferecendo os sons de delay de todos os teus álbuns e rigs favoritos – além de novas características que te ajudam no actual circuito de concertos.

Os novos DD-3T e DD-8 são os mais recentes e excelentes ecos originários da explosão BOSS no início da década de 80. Na época, a Roland, empresa irmã da BOSS, abria veredas na tecnologia de delay com o o RE-201 Space Echo ou a rack SDE-3000, unidades usadas pelos maiores nomes. Mas tudo mudou em 1983, quando os engenheiros da BOSS descobriram que o chip IC do SDE-3000 podia ser compactado na caixa de um pedal.

Essa revelação conduziu ao lançamento do BOSS DD-2 no final desse ano, tendo-se tornado n primeiro pedal de delay digital e o primeiro pedal não analógico da BOSS – foi também a primeira vez que músicos profissionais podiam usufruir do som de delay digital num espectro tão económico. Durante a restante década de 80, a BOSS continuou a sua busca pelo delay definitivo. Em 1986, o DD-2 foi remodelado para a versão ainda mais económica DD3, tendo-se tornado um esteio nas pedalboards de meio mundo – e assim permaneceu em produção durante mais de 30 anos.

Quando surgiu o DD-5, em 1995, houve quem afirmasse que este delay com especificações ais desenvolvidas iria suplantar o DD-3, no entanto, os músicos acabaram por se dividir, com cada um dos modelos a atrair tropas para o seu lado da barricada. Desde então, as duas unidades têm existido em paralelo, com o DD-3 a evoluir para o novo DD-3T, ao passo que o DD-5 original foi remodelado e tornou-se no DD-6, em 2002, DD-7, em 2008, e agora no novíssimo DD-8.

Liga o novo DD-3T e irás conhecer um ícone colado a todos os estágios de evolução do pedal ao longo da história, desde os controlos tradicionais ao inigualável, preenchido, delay clássico variável entre 12.5 a 800ms. Explora-o mais e descobre uma unidade vanguardista com funcionalidade aumentada para qualquer cenário musical. Mesmo a meio de um concerto, é fácil criar sons ambiciosos através do Tap Tempo do circuito: uma nova funcionalidade que permite criar efeitos rítmicos de delay até 800ms com três subdivisões de tempo à escolha – ou ligar um footswitch externo para ainda maior controlo.

Para facilitar ligações no envio de sinais limpos ou com efeito para diferentes amps, também colocámos a saída direta de jack para junto da saída primária – e não esquecer a funcionalidade Short Loop que cria fraseados em loop, tal como a função Hold do DD-3 original.

Se o delay é uma pedra angular no teu som. O BOSS DD-8 é obrigatório na tua pedaleira. Suplantando as capacidades do DD-7, este é o mais avançado pedal compacto de dela da BOSS até à data, retendo o ADN da clássica gama DD, mas acrescentando mais sons, tempos de delay mais longos, múltiplas opções de controlo e conexões melhoradas. Move o marcador para aceder instantaneamente a onze modos, desde os ecos inspirados nos modelos vintage de fita a cintilações de pitch-shift – e há ainda efeitos metralhadora na nova configuração GLT.

Dá força à tua performance com uma modulação de som sem limites e em tempo real, que permite criar tap tempo, manipular modos como Warp ou GLT ou anexar pedais externos para aumentar a expressividade. Torna-te na tua própria orquestra com o modo looper de 40 segundos integrado no circuito, com a certeza de teres sempre o melhor som necessário, através de três modos de saída, ligações I/O desenvolvidas e prontas para cada aplicação, além de sons stereo numa gloriosa panorâmica capaz de preencher qualquer sala ou estúdio.