Dave Smith Admite Que Fez Asneira Nos Prophet 5 e 10

Dave Smith Admite Que Fez Asneira Nos Prophet 5 e 10

Redacção

Dave Smith confirma que há um problema com os novos Prophet 5 e Prophet 10 em termos de frequências agudas: «Fizemos asneira», admitiu. A culpa pode ser dos anos 60, err…, da própria audição de Dave Smith.

A decisão da Sequential de Dave Smith de trazer de volta o clássico sintetizador Prophet-5 deixou a comunidade da música electrónica em puro êxtase, mas acontece que no melhor pano cai a nódoa e o primeiro lote de instrumentos teve aquilo a que se pode chamar de… percalço.

Alguns clientes que receberam o novo Prophet 5 – e também o Prophet 10 – foram rápidos a reparar que algo estava errado com as frequências agudas, com Dave Smith a confirmar agora que existe de facto um problema que afecta os números de série 1 a 195 no Prophet 5, e 1 a 159 no Prophet 10.

«Como alguns utilizadores notaram, há uma queda nas frequências altas. Fiz os testes e tenho muita vergonha de dizer que fizemos asneira», disse Dave Smith no fórum da Sequential. «Resumindo, há alguns condensadores que não estavam destinados a ser instalados, mas que de facto foram instalados, causando a queda de frequência».

A questão seguinte (óbvia) é como é que as unidades conseguiram sair da fábrica com esta falha. Ao que tudo indica, a culpa pode ser da própria audição danificada de Dave Smith. «Faremos tudo o que for necessário para corrigir as coisas. Isto acaba por se dever ao facto de os meus ouvidos ouvirem agudos. Foram demasiados concertos de Yardbirds, The Who, Cream etc. nos anos 60», explicou Smith, acrescentando: «Apanhei a primeira série no dia 1 de Outubro e soou-me bem! Desde então, enviámos todas as unidades que fizemos desde então, porque temos um enorme atraso. E, com todos a trabalhar em casa devido à pandemia, ninguém mais tocou numa unidade de produção, excepto eu».

Felizmente, Smith diz que há uma solução fácil – os dois condensadores precisam simplesmente de ser removidos. Os utilizadores podem fazê-lo eles próprios se tiverem acesso a um ferro de soldar, embora a Sequential esteja também a oferecer-se para trocar as placas ou mesmo as unidades inteiras.

Obviamente, isto não é um começo ideal para os novos Prophet, mas Smith promete resolver o problema. «Devo a todos um profundo pedido de desculpas por isto. Não é como normalmente trabalhamos e lamento muito. Obrigado pela vossa compreensão», concluiu.