Electro-Harmonix Next Step Series

Timóteo Azevedo

A Electro-Harmonix anunciou oficialmente o lançamento de três adições à série Next Step. Depois do Crying Tone e Talking Pedal, o novo trio é composto pelo Expression Pedal, Volume Pedal e Pan Pedal. Tal como os outros pedais da série, apresentam o mesmo design inovador sem parte em movimento, e com uma passagem entre efeito e modo bypass que a marca afirma ser completamente silencioso.

Uma superfície antiderrapante na base dos pedais impede que estes se mexam para lá do movimento basculante esperado. O funcionamento do bypass é igual em todas as unidades, bastando inclinar o pedal para lá da posição horizontal para activar e desactivar o efeito. A iluminação do logótipo da Electro-Harmonix na superfície do pedal indica que o efeito está a funcionar.

Os três pedais trazem uma bateria de 9 V incluída, mas também podem ser alimentados por uma fonte de alimentação adquirida à parte.

Expression Pedal

Como o nome indica, é um pedal de expressão utilizado para controlar outros efeitos cujo equipamento tenha essa possibilidade, como é o caso de alguns pedais de delay. No lado direito do pedal encontramos os controlos de RANGE, BYPASS SETTING, Reverse e o botão de calibragem. O RANGE define a amplitude do sweep provocado pelo movimento do pedal. O controlo de BYPASS SETTING define o nível de saída quando o pedal está em modo bypass, com 0 a indicar a posição vertical e 10 a horizontal. Um número intermédio fará o pedal entrar activar o bypass algures a meio da amplitude do movimento do pedal. O funcionamento deste controlo é independente dos outros presentes no Expression Pedal.

O botão de REVERSE inverte a direcção do controlo do nível de saída há medida que o pedal é baloiçado. Quando está desactivado, o nível de saída aumenta quando o pedal é inclinado para a posição horizontal. Quando o REVERSE é activado, o funcionamento inverte-se. Activar o REVERSE não altera a polaridade do sinal de saída, apenas activa a inversão.

O Expression Pedal também funciona como um controlador de voltagem. A definição entre um e outro modo reside no tipo de cabo que é ligado à saída do pedal. Se for um cabo jack TRS 6,35 mm, o Expression Pedal funciona como um pedal de expressão normal. Se for um cabo jack TS 6,35 mm, como um cabo de instrumento, a unidade passa a funcionar como um controlador de voltagem. A amplitude máxima no modo de controlador de voltagem é entre 0 V e 5 V. O botão de RANGE pode definir a voltagem entre 0 V e aproximadamente 4,5 V, mas a voltagem máxima de saída mantém-se.

Para além da bateria, o Expression Pedal traz incluído um jack TRS 6,35 mm com cerca de 1,8 metros de comprimento.

Volume Pedal

Funciona como um controlador de nível de sinal, fazendo aumentar ou diminuir a quantidade de sinal que passa através do pedal e assim controlar o volume. O controlo BYPASS VOLUME permite definir o volume de saída quando o pedal está no modo bypass, aumentando à medida que o número é maior.

O Volume Pedal tem duas saídas, uma designada OUT e a outra DIRECT OUTPUT. O sinal que passa através da saída OUT é o afectado pela a acção do pedal. Da saída DIRECT OUTPUT saí um sinal que passa por um buffer, mas que se mantém constantemente semelhante ao sinal de entrada no pedal. Esta saída pode ser usada para, por exemplo, transportar o sinal para um afinador, ou para usar o Volume Pedal como ponto de separação no encadeamento do sinal na pedalboard.

Pan Pedal

O Pan Pedal apresenta alguma polivalência de funcionamento, conforme as ligações feitas às suas duas entradas e saídas. Podemos utilizar a unidade de quatro formas diferentes.

O pedal pode ser usado como um pedal de volume mono se apenas conectarmos a entrada LEFT IN à saída LEFT OUT do Pan Pedal. O pedal funciona como um qualquer pedal de volume, com o modo bypass a ligar directamente a entrada à saída.

Se ligarmos dois cabos às entradas mas apenas utilizarmos a saída LEFT OUT, o Pan Pedal funciona no modo de mistura. Neste modo, o pedal mistura os dois sinais de entrada, com a posição vertical a ter o sinal a entrar em LEFT IN no máximo e na posição horizontal acontece o contrário, o sinal de RIGHT IN é o mais elevado. A meio do movimento, ambos os sinais sairão ao mesmo volume da saída LEFT OUT. No modo bypass, LEFT IN e LEFT OUT são ligados directamente, e o sinal de RIGHT IN é silenciado.

Para funcionar como controlador de panorâmica, conecta-se um cabo à entrada LEFT IN e dois nas saídas LEFT OUT e RIGHT OUT. Neste modo de panorâmica, o baloiçar do pedal afecta a quantidade de sinal em cada uma das saídas, com a posição vertical a enviar todo o sinal para LEFT OUT e a posição horizontal para RIGHT OUT. A meio do movimento, os sinais são enviados para ambas as saídas ao mesmo nível. No modo bypass, a entrada LEFT IN liga-se tanto à saída LEFT OUT como a RIGHT OUT, com o mesmo volume.

O último modo é utilizar o Pan Pedal como um pedal de volume estéreo, conectando todas as entradas e saídas. O sinal de uma entrada sairá apenas na saída correspondente. O movimento do pedal faz variar o volume em ambas as saídas. No modo bypass, a entrada LEFT IN liga à saída LEFT OUT e a RIGHT IN à RIGHT OUT.

EGITANA