Quantcast


Gibson apresenta duas novas versões da Kirk Hammett “Greeny” 1959 Les Paul Standard

Gibson apresenta duas novas versões da Kirk Hammett “Greeny” 1959 Les Paul Standard

Rodrigo Baptista

A marca de Nashville recriou a mítica guitarra que já pertenceu a Peter Green e Gary Moore, até chegar às mãos de Kirk Hammett.

A Gibson prepara-se para lançar uma nova edição Custom Shop e uma versão USA Standard da Kirk Hammett “Greeny” 1959 Les Paul Standard.

A “Greeny” é assim apelidada por pertencer a Peter Green, antes de Gary Moore a ter adquirido em 1970. Mais tarde, após a morte de Moore, Kirk Hammett comprou a guitarra e é sob sua custódia que a Gibson conseguiu ter agora acesso ao icónico instrumento de forma a estudá-lo com o intuito de criar uma réplica fiel.

Entre esses estudos foram realizados exames de ressonância magnética, raios-X e numerosos testes e medições no que deve ser classificado como um dos estudos mais exaustivos já realizados de um instrumento.

A nova edição Custom Shop oferece uma versão feita sob encomenda do Murphy Lab. Anteriormente já tinha sido lançada a Collector’s Edition, limitada a 50 unidades, contudo ainda não foram anunciados os números de fabrico da edição Custom Shop.

A guitarra conta com um corpo leve em mogno, topo em maple figurado, escala em rosewood indiano de peça única e humbuckers Custom Greeny Bucker – um dos quais, em homenagem a uma das características que definem a guitarra original, é montado ao contrário – juntamente com uma série de outros detalhes meticulosamente recriados, como a pestana em nylon e os carrilhões Sperzel. A guitarra será embalada numa recriação do estojo rígido Brown/Pink Lifton com cinco fechos.

A nova Custom Shop Kirk Hammett “Greeny” 1959 Les Paul Standard já está disponível para encomenda, a um preço impressionante de $ 19.999 (cerca de 18 447€). Contudo, a notícia mais emocionante para a maioria dos comuns mortais é a chegada de uma edição USA Standard de “Greeny“, que deve ser lançada em Abril. Tendo em conta que o modelo original da Collector’s Edition custou US $50.000 (cerca de 46 121€), são muitos os que pedem uma opção mais acessível. Porém, com a descida do preço também vêm algumas alterações nas características da guitarra. Como tal, na USA Standard o envelhecimento do Murphy Lab dá lugar a um novo topo com um brilhante figurado AAA,  um corpo em mogno e um braço de perfil vintage dos anos 50, em oposição ao perfil Custom Greeny da sua irmã mais cara.

Outras alterações surgem nos pickups, que se apresentam como uma versão não Custom Shop dos Greeny Buckers. Neste modelo mais acessível mantêm-se à mesma instalados para emular o som fora de fase tão característico da “Greeny“. A guitarra vem ainda com uma pestana GraphTech, carrilhões Grover Rotomatic e uma ponte ABR-1Tune-O-Matic.

Na componente eletrónica, é possível encontrar potenciómetros laranja, em vez dos Bumblebee apresentados na Custom Shop “Greeny”.

Para transportar a USA Standard “Greeny” está incluído um estojo rígido. O preço apresentado é de $3,199.

Para mais informações consulta o site oficial da Gibson.