Gibson, Assinaturas Bill Kelliher

Gibson, Assinaturas Bill Kelliher

Nero

As Gibson do guitarrista de Mastodon são dois dos mais excitantes modelos de assinatura e também da própria marca. Visualmente elegantes e evocadores do poder sonoro dos riffs da banda.

A Bill Kelliher “Golden Axe” Explorer surge num corpo sólido de peça única em mogno, pesada portanto e não só relativamente ao seu som, com um sustain capaz de ombrear com os modelos clássicos da Gibson. O braço segue a preferência do guitarrista que assina o modelo, sendo bastante fino, com 0.800″ no primeiro traste e um máximo de 0.850″ no décimo segundo, a escala é em rosewood, com 22 trastes jumbo médio e um pente PLEK-cut Corian. Visualmente, a guitarra é deslumbrante, com hardware dourado [os afinadores são Grover Mini e a ponte é uma clássica Tune-o-matic], pickguard creme com uma impressão do logotipo dos Mastodon e o acabamento Go-Gold, em lacado nitrocelular com brilho extra. A “Golden Axe” está equipada com humbuckers LACE Nitro Hemi. Pickups com alto ganho, graves cheios de punch e agressividade nos médios. O circuito divide os coils dos pickups, o que naturalmente acrescenta versatilidade à guitarra, podendo usar sons de single-coil. O potenciómetro do volume tem um sistema de comutação “push-pull”, para dividir os coils ao humbucker da ponte, enquanto o mesmo acontece com o potenciómetro de tone em relação com o humbucker do braço.

golden axe

O outro modelo é a “Halcyon” Les Paul. A guitarra é construída na configuração clássica mogno/maple e em singlecut. O maple, naturalmente, está no tampo. O corpo possui a engenharia “weight relief”, para remover peso e acrescentar ressonância à vibração. O som devastador é obra de um circuito com um par de pickups LACE Dissonant Aggressor que, tal como a “Golden Axe”, possui função push-pull para dividir os coils e permitir sons autênticos de single-coil. Ponte Tune-o-matic e afinadores Grover Keystone. O braço possui escala em rosewood com 22 trastes e um raio de 12”, o perfil é idêntico ao da guitarra “irmã”. O visual mantém os pressupostos arrasadores da assintura de Kelliher, com o hardware dourado em mistura com a tonalidade creme do binding e pickguard. O logo “Halcyon” surge na tampa do truss-rod.

halcyon

Mais specs e informação nas páginas da Gibson Golden Axe e Gibson Halcyon.