Quantcast


H.E.R. lança nova Fender Stratocaster de assinatura e apela ao feminismo musical

H.E.R. lança nova Fender Stratocaster de assinatura e apela ao feminismo musical

Rodrigo Baptista

O lançamento do modelo de edição limitada da Fender foi o mote para H.E.R incentivar as mulheres a tocarem mais instrumentos e a produzirem mais música.

Em 2020, a cantautora H.E.R. lançou a sua primeira guitarra de assinatura, uma Fender Stratocaster em Chrome Glow e cheia de specs de elite.

Tendo sido a primeira mulher afro-americana a receber um modelo Fender de assinatura, referiu: «A Fender foi a razão porque peguei numa guitarra. O meu pai ensinou-me a tocar a minha primeira escala de blues numa mini Strat, portanto é completamente surreal que me junte à Fender para criar a minha própria Stratocaster. Como artista, creio que os meus pensamentos mais íntimos fazem a música mais apelativa. Ao desenhar a Stratocaster com uma cor, forma e som totalmente meus, a minha esperança é que outras jovens mulheres e músicos de todas as proveniências se sintam inspirados a pegar nesta guitarra, vasculhar os seus pensamentos e criar música de excelência».

Este ano, H.E.R. anunciou um novo acabamento para a sua Fender Stratocaster e falou sobre o seu desejo de ver mais mulheres a tocar mais instrumentos e a produzir.

A guitarra que se apresenta como uma edição limitada, será apenas produzida em 2023, surge com um vistoso acabamento em Blue Marlin em jeito de homenagem ao seu pai Kenny e às viagens que faziam em conjunto para pescar quando H.E.R. era criança.

Numa entrevista que deu para o canal de youtube da Fender, H.E.R abordou ainda a questão do feminismo no mundo da música: «Espero ter contribuído para isso de alguma forma – acharem que é cool estar numa banda e tocar um instrumento», disse a guitarrista, continuando, «estou a ver muitas mulheres a tocar guitarra e a arrasar e adoro ver isso. Acho que precisamos de mais mulheres a produzir, mais mulheres na bateria, mais mulheres no baixo, mais mulheres na guitarra. Acho que agora estamos a iluminar essas mulheres e espero continuar a inspirá-las.» 

 

Focada em inspirar novas gerações de guitarristas H.E.R refere: “Desenhei a minha Stratocaster de edição limitada com uma cor, forma e som que são 100% meus para que jovens mulheres e músicos de todas as origens se sintam inspirados a pegar nesta guitarra, explorar os seus pensamentos e a criar músicas incríveis.»

Com um braço de um só pedaço em maple (acer) e um formato mid 60s em C, captadores Fender Vintage Noiseless Stratocaster e uma placa de braço customizada com artwork da própria H.E.R. a guitarra vai custar £1,199, cerca de 1,399€.

Para mais informações acerca da guitarra consulta o site da Fender.