Ibanez Guitars, Catálogo 2021

Ibanez Guitars, Catálogo 2021

Nero

A Ibanez Guitars começou a revelar o seu catálogo para 2021. Entre os novos modelos, destaca-se uma nova guitarra de assinatura de Paul Gilbert, a FRM300.

A guitarra de Paul Gilbert tem como base o design Iceman invertido, a que a marca apelidou Fireman. Surge no gloss roxo, com hardware cromado e pickguard preto. Na verdade, se seguem atentamente o shredder ou o nosso site, já viram a guitarra anteriormente.

A Fireman 300 tem um corpo na exótica madeira okoume, no qual estão instalados três mini-humbuckers DiMarzio PG-13 (assinatura do guitarrista) activados por um comutador de cinco posições (com possibilidade de coil-split) e pelos potenciómetros de tone e volume, um de cada. O braço fixo é em maple, com escala em ébano percorrida por 22 trastes narrow/tall. No hardware está incluída a pestana Graph-tech, a ponte Ibanez Gibraltar Performer e a tailpiece Quick Change III, que permite remover rapidamente as cordas na própria ponte (algo que as Iceman nos anos 90 já observavam).

Há outros dois modelos de assinatura entre as novidades para 2021: a nova guitarra de sete cordas para Martin Miller e a nova guitarra de 24 trastes de Paul Waggoner. Há ainda uma carrada de actualizações nos modelos RG, RGD, RGA AZ, AR, miKro e Gio.

A gama AZ tem recolhido vários elogios nos anos mais recentes. E, 2021 a Ibanez vai acrescentar-lhe uma tripla de guitarras que promete manter a aclamação dos modelos. Dois dos novos modelos, a AZ24027 (configuração HH) e  AZ24047 (configuração HSS), são as primeiras guitarras de sete cordas na gama. Os PUs são os novos Seymour Duncan Hyperion 7, ponte Gotoh T1872S e braço roasted maples no perfil AZ7 Oval C.

Sobre os pickups ainda não há muita informação, com a Ibanez a prometer que o seu som tem um output moderado e equilibrado, bastante conjugável com pedais de efeitos. Mas não é possível afirmar, para já, se é uma melhoria em relação aos Hyperions.

De resto a gama AZ apresentará mais algumas actualizações, tais como cavidade de ponte não embutida, para aumento da ressonância, e um comutador específico para a ponte Gotoh T1702B, além das escalas de raio composto (228mm para 305mm). Os acabamentos disponíveis são Prussian Blue, Antique White e Black.

Enquanto vamos actualizando a informação, podem consultar tudo aqui.

EGITANA