Laney Amplification, Os Pedais Black Country Customs
À boleia do lançamento da Digbeth, gama de amps/coluna para baixo, a Laney Amplification estreou também três pedais Black Country Customs – oferecendo soluções de distorção, compressão e pitch shifting ao mundo do low end.
A Laney revelou uma nova gama de amplificadores e colunas de baixo. Não só novos, mas também de topo, os poderosos Digbeth são portáteis e versáteis, com FET comutável com pré-amp valvulado. Mas a marca não se ficou por aí no amor demonstrado aos baixistas, tendo estreado ainda os pedais Black Country Customs, um trio de unidades boutique made in UK, nomeadamento o Custard Factory BCC-TCF, o 85 BCC-T85 e o BCC-Blackheath.
Cada uma destas stompboxes apresenta uma arquitectura semelhante, com o mesmo tipo de chassis, switching silencioso e configuração de quatro botões/potenciómetros, além do mini-toggle switch. Quanto à natureza de cada um deles, o Custard Factory é um compressor, teoricamente bem transparente, com os controlos Comp, Presence, Volume e Wet/Dry. Neste caso, o mini-toggle switch permite alternar o rácio de ataque dinâmico do compressor entre lento, médio e rápido.
O 85 é um pedal de intervalos de escala que pode ser usado para criar um simples efeito octave ou pitch tracking mais complexo. Os controlos são Focus, Octave, Direct e Interval, com mini-toggle a alternar entre -2 oitavas, +5 ou o octave up. Além destas possibilidades, podem ligá-lo a um pedal de expressão para controlar dessa forma o nível do efeito e a amplitude do intervalo. No fundo, aproximá-lo de uma unidade whammy. Por fim, o Blackheath é um feroz pedal de distorção, bem directo ao assunto. O switch alterna entre dois tipos de distorção e um overdrive. Nos controlos, tudo bem simples: Gain, Volume, Range, Colour.
Mais info na Laney.