Michael Landau, A Coluna É Mais Importante que o Amp

Michael Landau, A Coluna É Mais Importante que o Amp

Nero

Michael Landau, um dos mais reputados session players da história da música pop/rock, dono de um extraordinário som de guitarra, desmistifica a obsessão com diferentes amplificadores.

Numa longa entrevista ao MusicRadar, onde falou sobre praticamente todos os aspectos do seu som de guitarra, Michael Landau desmistificou, particularmente, a questão dos amplificadores e da sua relevância para o som. Para o lendário hired gun, o modelo e tipologia do amplificador não é algo determinante.

Sobre a potência, diz Landau que «podes tocar através de um amp de 5 watts em estúdio e o tamanho das notas ser espantoso. Se ligares um amp Marshall de 100 watts e comparares com um amp de 10 ou 12 watts, as notas são, de alguma forma, maiores. Especialmente se usares a mesma coluna. O micro não sabe em que nível de volume estás a tocar».

O guitarrista assume que já perdeu muito tempo a experimentar diferentes amps e que isso o levou a «formular uma teoria… As pessoas perdem a cabeça a comparar diferentes amps, e posso falar por mim, pois já me aconteceu. Se tens quatro ou cinco cabeços com o mesmo tipo de válvulas – duas 6L6 ou duas 6V6 ou assim – e os comparares através da mesma coluna e gravares, podes obter basicamente um som idêntico de todos. Naturalmente, se forem todos amps bem construídos». Daí o músico extrai a conclusão de que «as colunas e os altifalantes são mais preponderantes que a própria cabeça de amplificação. A partir de certo ponto torna-se algo físico. Uma vez reduzidas as variáveis – a coluna – a maioria dos amps irá soar de forma bastante similar. Ainda que transmitam sensações diferentes, claro».

Curiosamente, o amplificador de assinatura que lançou com a Fender, em 2015, o Hot Rod DeVille ML 212, é um enorme sucesso junto da crítica especializada e junto do público. Destacando-se a qualidade do canal “limpo” e do headroom que possui, tornando-o excelente para acolher pedais de efeitos. O design é um dos 212 mais compactos do mercado, graças à disposição diagonal dos altifalantes, sendo também um dos mais pesado, devido à densidade dos transformadores e dos altifalantes Celestion G12 V-Type. Mais info sobre o amp, na Fender.

EGITANA