Pianos Digitais Roland Série FP-X

Pianos Digitais Roland Série FP-X

Redacção

A série de pianos digitais FP da Roland foi actualizada com versões X para os modelos 30, 60 e 90, que prometem módulos de som optimizados, colunas internas mais poderosas e polifonia aumentada.

A série FP-X representa a nova geração de pianos da Roland. Há três novos modelos, depois do FP-10 de gama de entrada, agora com módulos de som mais avançados e teclados ultra-responsivos em estruturas portáteis e elegantes. Os modelos FP-10, FP-30X e FP-60X incluem a aclamada tecnologia de Piano SuperNATURAL e o teclado PHA-4 Standard. Já o modelo topo de gama FP-90X vem com Modelação de Piano PureAcoustic e teclado híbrido PHA-50 com teclas em madeira de estilo acústico.

Capaz de recriar digitalmente todas as possibilidades de interacção física com um piano acústico, o módulo de Piano SuperNATURAL presente no coração do FP-10, FP-30X e FP-60X não se limita a reproduzir as notas – também capta o toque individual, permitindo aos pianistas profissionais fazer as suas performances sem restrições na sua expressividade, desde o mais subtil pianissimo a um fortissimo palpitante. O FP-60X adiciona efeitos de ambiente que simulam uma grande variedade de ambientes sonoros.

E quando a música exige o melhor, o FP-90X assume a liderança com a Modelação de Piano PureAcoustic dos instrumentos premium da marca, assim como com o Ambience PureAcoustic, que simula o som de actuações em várias salas, desde estúdios a pavilhões de grande dimensão.

Com um design sem compromissos, o FP-10, FP-30X e FP-60X incluem o teclado PHA-4 Standard, oferecendo acção de martelo autêntica, escapement e teclas com sensibilidade de marfim, que respondem às mais subtis nuances da forma de tocar. O FP-90X vem equipado com o PHA-50, um revolucionário teclado híbrido que simula na perfeição um piano de cauda acústico – mas sem necessidade de manutenção.

A série FP-X oferece ainda muitos e bons sons de piano tradicionais, além de pianos eléctricos profissionais, cordas, órgãos, sintetizadores e muito mais. Das 15 principais definições do FP-10 aos pianos de nível-intermédio FP-30X (56 sons) e FP-60X (93 sons), e terminando na colecção de 97 instrumentos que o FP-90X tem para oferecer, a Roland promete que «nenhum outro piano portátil proporciona uma maior flexibilidade sonora». Esta série permite ainda guardar sons favoritos e definições úteis – incluindo layers e divisões – em 45 registos de utilizador para acesso instantâneo. E com sliders de volume superior e inferior dedicados nos painéis frontais do FP-90X e FP-60X, «a modelação de som em tempo-real nunca foi tão simples».

Os três modelos (30, 60, e 90) incluem jacks de saída que permitem ligar o piano a colunas externas, além de que vêm equipados com sistemas de altifalantes internos incrivelmente poderosos e incisivos, que oferecem performance superior, de acordo com o nível da série. Para praticar em privado, todos os modelos FP-X incluem saídas de auscultadores e efeitos de ambiente imersivos que tornam o estudo «tão inspirador quanto um concerto».

Por fim, a série FP-X satisfaz as exigências dos músicos que querem usar o smartphone para aprender online. Os quatro modelos oferecem ligação Bluetooth MIDI e USB, enquanto o FP-30X, FP-60X e FP-90X também incluem áudio Bluetooth. Estas funcionalidades abrem possibilidades criativas infinitas, desde o poder tocar em simultâneo com músicas reproduzidas através das colunas do piano, a praticar com aulas no YouTube ou utilizar as inúmeras aplicações musicais disponíveis para dispositivos portáteis e computadores.

Mais informações aqui.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.