Roland SYSTEM-8

Roland SYSTEM-8

Redacção

Poderoso e desenvolto, o SYSTEM-8 disponibiliza uma vasta paleta de sons inspirados em mais de quatro décadas de sintetizadores Roland.

O seu motor Analog Circuit Behaviour (ACB) de vanguarda potencia o monstro de oito-vozes e três osciladores com filtros e efeitos deslumbrantes, LFOs de enorme versatilidade e um arsenal massivo de potenciómetros e sliders para controlar tudo. Capacidade PLUG-OUT para três sintetizadores significa que o SYSTEM-8 pode acolher, sem mais, recreações de numerosos clássicos Roland, além dos PLUG-OUTs do JUPITER-8 e JUNO-106 estarem incluídos na compra (*). Divide e congrega sintetizadores para obter sons inéditos e explora o vocoder, arpeggiator e as saídas CV/Gate, integrados no circuito e o avançado sequenciador polifónico para alimentar infindáveis explorações criativas.

Motor Sonoro de Vanguarda | Aclamada universalmente, a abordagem Analog Circuit Behaviour da Roland recria sons analógicos históricos com tecnologia à frente do seu tempo. O SYSTEM-8 está equipado com o mais avançado motor ACB até ao momento, capaz de oito vozes de polifonia, três osciladores (incluindo a opção de um sub oscilador) e filtros suavíssimos com resolução ultra detalhada. É fácil evocar pads calorosos, baixos robustos, expressivos sons para solos e muito mais, tudo inspirado pelo rico carácter sónico da lendária gama SYSTEM. Com um alcance além de um vibe retro, o versátil SYSTEM-8 também é capaz de produzir sons vibrantes e dinâmicos e texturas evocativas, ideais para modernos designers sonoros.

Expansão PLUG-OUT | Além do seu impressionante motor sonoro interno, o SYSTEM-8, adicionalmente, possui três cartuchos de expansão para acolher e controlar sintetizadores Roland com software PLUG-OUT. Os PLUG-OUTs JUPITER-8 e o JUNO-106 estão incluidos, permitindo acesso imediato ao reproduções sónicas autênticas destes clássicos Roland (*1). Também suportados PLUG-OUTs opcionais como o SH-2, SH-101, PROMARS, entre outros (*2). Usando o modo Performance do SYSTEM-8, podes combinar o motor interno do sintetizador e os PLUG-OUTs ligados para criar super sintetizações com vozes multiplicadas, divisões personalizadas e muito mais.

roland_system-8_top

Máximo Controlo Sónico | Com o seu completo interface, o SYSTEM-8 oferece inúmeras formas para moldar e descobrir novos sons. O painel é preenchido com controlos de acesso directo para dinamismo na criação sonora e expressividade em actuações ao vivo. Cortesia do avançado motor ACB. estão disponíveis vários tipos de filtros de alta resolução, inclusive um poderoso filtro side-band, herdado do marcante Roland V-Synth. Toneladas de efeitos de elevada qualidade estão disponíveis para acrescentar carácter e envolvência, desde overdrive, distorção e fuzz, a delay, chorus, reverb e muitos outros. E, tal como os inúmeros parâmetros de sintetização, os efeitos possuem controlos manuais que tornam simples realçar os sons enquanto tocas.

Caixa de Ferramentas Criativa | Desenvolvido para ser inspirador, o SYSTEM-8 está repleto de ferramentas de desempenho intuitivas para iluminar a tua criatividade. O sequenciador 64-step possui um familiar estilo de interface TR-REC e controlos específicos para gravar, reproduzir e manipular sequências de loops em tempo real. Enquanto desenvolves as tuas sequências, podes gravar notas singulares ou acordes complexos, tal como todos os teus ajustes nos sliders ou potenciómetros. A função Arpeggio está equipada com potenciómetros de acesso rápido, para alternar padrões rítmicos e estilos enquanto tocas, enquanto a Chord Memory permite disparar conjuntos de notas polifónicas com uma única tecla. O SYSTEM-8 tem, inclusive, um avançado vocoder no circuito, disponibilizando outra opção expressiva para conseguires actuações de sintetização únicas e memoráveis.

USB e CV/Gate | Além de o SYSTEM-8 ser um excelente instrumento para tocar, também se integra facilmente com o teu software de produção e equipamento externo. O sintetizador funciona como um interface áudio USB/MIDI para a tua DAW e as 49 teclas de tamanho real tornam-se um teclado de óptima sensibilidade para gravar faixas MIDI. Há até um modo de superfície de controlo, para usar os potenciómetros, sliders e botões do SYSTEM-8 nos teus sintetizadores software. Com as saídas CV/Gate podes enviar informação de notas/pitch para o motor e sequenciador do sintetizador, para disparar os teus sintetizadores modulares e equipamento retro.

*1 O JUNO-106 tem edição agendada para 2017.
*2 Suporte para o SYSTEM-8 em synths plug-out lançados previamente disponível em breve.

EGITANA