Sennheiser MD435 e MD445: Novos Microfones Para Voz
O MD435 e o MD445 da Sennheiser são dois novos microfones premium focados na qualidade de som excepcional e numa supressão de feedback surpreendente, ideais para actuações ao vivo.
A Sennheiser é um dos gigantes quando se trata de microfones e especialmente microfones dinâmicos. A sua série MD (Microphone Dynamic) já existe há décadas e engloba alguns verdadeiros clássicos da indústria. Agora, a empresa alemã volta a atacar o mercado, desta feita com dois modelos mais vocacionados para concertos.
O primeiro dos novos lançamentos da Sennheiser é o MD435, um microfone dinâmico supercardióide com uma resposta de frequência muito mais ampla do que muitos dos microfones disponíveis no mercado (40Hz a 20kHz). É uma óptima escolha para vocalistas profissionais. Este microfone tem resolução e transparência matizada para um som detalhado, um modelo topo de gama que reproduz a voz de forma clara e confiante, mesmo quando projectada em volumes elevados. A cápsula montada na mola, design robusto e bobina de compensação de ruído protege-o de influências externas de forma fiável. Mais informação aqui.
O segundo modelo, MD445, pode ser a solução ideal para evitar feedback ao vivo. Muitos espectáculos envolvem um “B-Stage” que é frequentemente colocado na multidão e, obviamente, em frente do próprio sistema PA. Este é um cenário de pesadelo para qualquer engenheiro de som, uma vez que requer um microfone especialmente direccional.
O MD445 foi concebido precisamente para este tipo de situações. A Sennheiser também diz que oferece um «som com foco directo» e que a sofisticada e extensa calibração do som do microfone dinâmico com fio cria uma proximidade visivelmente maior com as vozes. Com o seu padrão de captação de supercardióides de alta rejeição, o MD 445 fornece foco em cada aplicação e protege sistematicamente contra feedback – mesmo em volumes extremos. Graças ao seu desenho metálico robusto, pode resistir ao desgaste extensivo. Mais informação aqui.
Nenhum destes microfones é barato, estando disponíveis por volta dos 500 euros, mas para os profissionais que os utilizam, é certo de que valerão cada cêntimo.