TC Electronic, 8 Novidades Analógicas

TC Electronic, 8 Novidades Analógicas

Nero

Vários tipos de unidades de efeitos, desde fuzz a auto swell, a preços bastante económicos.

São oito os novos pedais da TC Electronic, entre os quais estão três unidades de gain (overdrive, fuzz e distorção), três unidades de modulação (chorus, tremolo e octaver) e duas unidades de efeitos dinâmicos (auto-swell e noise gate). Uma parte destes modelos inspira-se em clássicos Boss, tais como o Dimension Chorus e Crescendo). Os novos pedais reforçam a gama de pedais económicos lançada o ano passado e custam à volta dos 50€. Eis os novos modelos…

EL MOCAMBO | Pedal de overdrive para acrescentar espessura ao sinal sonoro, com destaque nos médios que furam a mistura de uma banda nos limites de volume. A TC refere que o seu perfil de médios dá um carácter ideal para solos de blues e configurações hard rock, actuando como boost para solos num som já saturado de overdrive.

https://www.youtube.com/watch?v=BSXDn0gKods

HONEY POT | Volume para dar e vender neste fuzz indicado para amps de enorme potência e headroom, para poder expressar-se no máximo do seu potencial. O espectro de gain disponível neste pedal vai desde aquela sujidade ligeira até uma parede impenetrável de distorção, carregado de sustain. Apesar do som grave, a TC promete que o pedal mantém todos os agudos necessários para não se limitar a ser lamacento.

EYEMASTER | O Eyemaster Metal Distortion é uma unidade de força bruta, com apenas dois potenciómetros. Volume e Gain. O pedal foi desenhado como uma homenagem ao som do death metal sueco (e particularmente aos Entombed, acrescentamos nós). Não é transparente e não se enquadra bem numa mistura. É uma máquina sacrílega de decadência.

3RD DIMENSION | Efeito chorus ao estilo dos anos 80. O som possui um carácter preenchido e lustroso, acrescenta um sentimento tridimensional que enriquece e adoça o sinal original, dando-lhe profundidade e suavidade. Não possui potenciómetros, tendo 4 botões com predefinições de som que aumentam progressivamente o grau do efeito.

CHOKA | O Choka Tremolo possui um intuitivo design com três potenciómetros que permitem configurar o efeito facilmente. A sua acção é ampla quanto baste entre as extremidades de velocidade do efeito.

NETHER | O Nether Octaver tem um carácter vintage, lembrando o som clássico de sintetização dos velhos vídeo-jogos, nas palavras da TC Electronic. Usado de forma bastante doseada irá servir para dar espessura ao som.

CRESCENDO | A TC Electronic não se poupa ao auto-elogio a falar deste Auto Swell, afirmando que muito de vez em quando surge um efeito à frente do seu tempo e desaparece de produçãoo antes que um guitarrista saiba, verdadeiramente o que fazer com ele. Isso acaba por resultar que determinadas unidades se tornem financeiramente inacessíveis. E mesmo que sejam capazes de reunir o dinheiro necessário, não vão levar uma preciosidade dessas para concertos, nem deixá-lo na prateleira para não o estragar… O Crescendo Auto Swell da TC recupera esse icónico e raro efeito para preços extremamente razoáveis.

IRON CURTAIN | Uma autêntica “Cortina de Ferro” para o ruído produzido pelos pedais de efeitos e para a poluiçãoo sonora provocada pela corrente eléctrica. O Iron Curtain é um noise gate com controlos intuitivos e, diz a TC, construído com componentes de alta qualidade, com tolerância zero para qualquer coisa que não seja o sinal sonoro puro.

EGITANA