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Tool: Joe Slaby, drum tech de Danny Carey, mostra-nos o kit que o músico está a utilizar em tour

Tool: Joe Slaby, drum tech de Danny Carey, mostra-nos o kit que o músico está a utilizar em tour

Rodrigo Baptista

Joe Slaby é o homem que tem a árdua tarefa de montar, noite após noite, a imponente bateria de Danny Carey.

Não há dúvida nenhuma que Danny Carey dos Tool é um dos mais interessantes, e tecnicamente dotados, bateristas do mundo. A sua paleta sonora é rica e diversificada, e muito se deve aos diferentes componentes que apresenta na sua bateria.

Artista da Sonor e Paiste, e fã dos Remo RotoToms e dos seus Mandala Pads, Carey utiliza um kit de bateria complexo, mas extremamente articulado, e agora temos a possibilidade de descobrir mais sobre as diferentes partes que compõem este instrumento monstruoso com Joe Slaby, técnico de bateria de Danny Carey, que ao longo de três pequenos vídeos nos leva numa visita guiada ao setup do baterista dos Tool.

«O Danny é endorser de longa data do Sonor e está a tocar com este kit SQ2. A Sonor foi gentil o suficiente para aceder ao pedido do Danny e colocou esses lugs vintage em forma de lágrima. As espessuras dos cascos são exclusivas do Danny. A questão é que ele gosta que o tambor mais pequeno tenha o casco mais grosso e depois os cascos ficam mais finos. Tem um RotoTom de 14” ali, e as tarolas são Sonor Bronze. Tem ainda esta com 10 lugs e outra com 12 lugs. Temos também uma tarola de madeira de 10 lugs feita de faia. Tem 14”x8”, e as de bronze também têm 14”x8”.»

A pintura da bateria foi feita pelo artista Alex Gray que trabalha muito com os Tool e alguns deles foram pintados de forma personalizada por Alex, incluindo o retrato de Danny no gongo.

A tour continua com Joe a dizer que «Danny é endorser dos pratos Paiste, belos instrumentos fabricados na Suíça. Vamos começar com o seu prato personalizado, que chamamos de “Monad”. É um Paiste Dry Heavy Ride de 22” com um belo som de sino limpo e é roxo! Para crashes, há um Signature Full Crash de 18”, um Signature Power Crash de 18” e um Power Crash de 20”. No lado esquerdo tem um China 24 2002, e mais à direita está um Signature Thin China de 22”. Ao longo do kit ele tem muitos sinos e sinos de xícara.»

Danny usa ainda um Twenty Series Splash de 10” e um Dark Energy Splash de 8”. Os hi-hats que ele tem usado recentemente são o par Paiste Stewart Copeland 12” Signature. Atrás do kit vemos um lindo gongo sinfónico Paiste de 38” e um enorme Earth Gong de 60” que o Danny usa no seu solo.

«O coração da eletrónica são esses ótimos pads da Mandala. Estes são feitos pelo amigo do Danny, Vince DeFranco, que é designer. O Danny aciona sons a partir deles, seja um som ou sons diferentes em zonas diferentes, ou ajustar um som do centro para o rebordo. Estão ligados a uma interface de áudio Universal Audio Apollo X6 e executam sons da Native Instruments Battery acionados pelo computador. Também aciona sons de dois pedais FAT da Drum Tech

Os fãs dos Tool reconhecerão o Korg Wavedrum original do início dos anos 90. Tem muitos sons que reconheceram do catálogo dos Tool, e toca algumas vezes com o Roland HandSonic e o Octapad.

«Montada acima do gongo está uma linda Marimba Lumina Gold desenhada por Don Buchla que Danny usa como controlador para reproduzir alguns sons através de um sintetizador Access Virus Indigo.»

Por fim, atrás temos o sintetizador modular, o Tool Box, construído por Peter Grenader. Todos esses componentes passam por um mixer Neve situado numa rack que o Danny controla.