Yamaha Reface, Tão Fixe!

Yamaha Reface, Tão Fixe!

Nero

Em 2015, a Yamaha voltou à produção de hardware de sintetização. Quer dizer, as workstations da marca são uns monstros de som e soluções de performance, mas estava mais que na altura da marca prestar alguma atenção aos adeptos da exploração sónica e deixar os arranjistas descansar uns tempos.

Os primeiros quatro teclados da gama Reface, a tresandar a vintage, são algumas das gemas mais preciosas no universo da sintetização e, aqui na AS, não conseguimos compreender como é possível não os ver presentes em mais rigs de artistas nacionais. Tratam-se dos sintetizadores CS e DX, dos pianos CP e dos combos de órgão YC. Cada uma destas séries específicas surge remodelada com mini teclados (3 oitavas), altifalantes e possibilidade de alimentação a pilhas. Cada modelo tem um visual a obedecer ao design do instrumento no qual se inspira. Assim, o Reface YC possui invólucro vermelho, o Reface CP possui os potenciómetros prateados bem retro, o Reface CS está invadido por sliders e o Reface DX por botões rectangulares.

A série Reface, pelo menos estes primeiros quatro modelos, não é analógica. Actualmente, e considerando a portabilidade dos synths, isso parece ser uma vantagem, principalmente se for capitalizada com a app iOS gratuita, a Reface Capture, que permite arquivar/recuperar vozes criadas e partilhá-las (tal como usar outras) online, através da network Soundmondo. Teclados tão pequenos poderá ser uma opção estranha para instrumentistas devotos a órgão ou piano mas, para aqueles que se queiram aventurar ou iniciar no mundo da sintetização, essa mesma opção da marca é bem-vinda, devido ao reflexo que tem no aspecto económico dos synths.

 

reface_basic_YC

REFACE YC | Combo Organ Sound Engine com cinco waves vintage de órgão: H, órgão tonewheel Americano; V, órgão transístor britânico; F, órgão transístor italiano; A, órgão transístor japonês e Y, Yamaha YC-45D. Inclui controlos drawbars, percussão, vibrato e rotary speaker, efeitos de distorção e reverb e polifonia de 128 notas.

 

REFACE_CS

REFACE CS | Processador de efeitos integrado, que acrescenta profundidade ao som. Os tipos de efeitos são: OFF (bypass do efeito), Delay, VCM Phaser, VCM Chorus/Flanger e Distorção. Polifonia de 8-notas permite acordes complexos e pads ou mude para Modo mono para baixos cheios ou leads. Analog Physical Modeling Engine, com múltipla sintetização e tipos de osciladores. Cada tipo de oscilador possui flexibilidade LFO e routing ADSR, além de controlos Texture e Mod únicos.

 

reafce-basci-DX

REFACE DX | O FM Sound Engine 4-operator oferece uma sintetização dinâmica e expressiva. Uma nova característica deste motor é a contínua variação de feedback em cada operador. Dois blocos de efeitos programáveis, com sete tipos de efeitos por bloco: VCM Wah VCM Flanger, VCM Phase, Chorus, Delay, Reverb e Distorção. Interface de controlo multi-toque com acesso directo a quatro parâmetros simultâneos. 32 bancos de memória.

 

reface_basic_CP

REFACE CP | Vintage Keyboard Sound Engine com seis tipos de teclados vintage. Cada tipo de teclado emula uma das seguintes configurações de Drive e Tremolo: RdI; Drive, US Combo; RdII; Drive, BritishCombo; Wr; Clv; Toy Piano e CP. Cinco efeitos tipo stompbox com controlo directo: Drive; Tremolo (Auto-Pan para Rd) ou VCM Wah; Chorus; VCM Phaser; Delay digital ou analógico e Reverb. Polifonia de 128-notas.