Yamaha SLG200N, Teste ao Aclamado Som da Silent Guitar [Vídeo]

Yamaha SLG200N, Teste ao Aclamado Som da Silent Guitar [Vídeo]

Paulo Basilio

A Yamaha continua a desenvolver as reputadíssimas Silent Guitar. As novas SLG200 chegaram em 2015 e são os modelos mais recentes. Pegámos no modelo N.

São dois os novos modelos chegado em 2015, a SLG200N e a SLG200S. N (Nylon) e S (Steel, aço). Inspirada pelo design tradicional de uma guitarra clássica, a SLG200N apresenta um braço fino, corpo elegante e uma acção baixa que permite ao guitarrista adoptar um estilo mais agressivo.

Esta guitarra chega mesmo a cativar aqueles músicos que, habitualmente, não escolheriam uma guitarra clássica e a tocá-la com grande à vontade, bastará recordar que um dos maiores fãs destas guitarras é Andreas Kisser, o shredder dos Sepultura.. Também o formato do braço e comprimento de 634mm da SLG200S é fiel ao legado de design das guitarras acústicas convencionais, enquanto o seu corpo ultra esguio é perfeito para músicos habituados tanto a instrumentos acústicos como eléctricos.

A Yamaha desenvolveu o SRT Powered, em colaboração com artistas reconhecidos, para criar um sistema desenhado à medida das características únicas do novo corpo SLG e modelado a partir dos sons de uma guitarra acústica topo de gama da Yamaha, recorrendo a microfones cuidadosamente seleccionados num estúdio de gravação profissional.

Ao conseguir reproduzir o som de uma guitarra acústica – incluindo as suas capacidades de sustentação e declínio naturais – a Yamaha permite aos guitarristas experimentarem a ressonância, tons e ambiente genuínos do corpo de uma guitarra acústica. O som SRT Powered também pode ser misturado com o som dos pickups piezo do instrumento, permitindo aos guitarristas serem ainda mais flexíveis nos seus trabalhos criativos.

Uma vez que a SLG consegue reproduzir virtualmente o som de uma guitarra, gravado por um microfone, os músicos ficam libertos de procedimentos mais complexos, nomeadamente a configuração do microfone da sua guitarra quando gravam o seu som em casa ou outros ambientes. A SLG200N é 90% mais silenciosa do que uma guitarra clássica convencional, enquanto o modelo S se situa nos 80%. Tanto o modelo com cordas de aço como o de cordas de nylon vêm equipados com uma vareta na armação de dupla acção, que permite o ajuste de arco ao estilo convexo ou côncavo.

Para resumir: Portabilidade! A secção superior destacável da estrutura da SLG significa que é bem mais prática e portátil do que uma guitarra convencional. O design sem corpo da SLG apresenta um som silencioso e natural, uma réplica luxuosa do som de uma guitarra “real” que permite aos guitarristas tocar sem incomodar os outros, mesmo quando praticam a altas horas da noite, com a família em casa.

Pegámos na SLG200N e captámos o seu som directamente, tal como o ouvirão com headphones. Pressiona play!