Haim, espírito indie
2014-06-05, Parque da Cidade, Porto. Primavera SoundMiríade de influências e concerto muito acima do que fazem em disco. Fazem o mesmo, mas de forma diferente.
Que banda optaria por, tendo apenas um disco, iniciar o seu concerto com os dois principais singles? As irmãs Este, Danielle e Alana fizeram questão de apostar nos ases na primeira mão e fazer o resto do jogo apenas com jokers. Arrancaram com “Falling” e “If I Could Change Your Mind” e imagine-se a audácia, o terceiro tema, antes de “Honey & I”, foi uma jam!
Outra banda que ao vivo são outra coisa totalmente diferente. Com um som muito mais aberto e dinâmico, mais rocker. As Haim podem ter em “Days Are Gone” coisas por resolver ou escolhas a fazer mas, ao vivo, não há hesitações – um flirt enorme com o rock n’ roll de bagaço, sim AC/DC, e uma energia tremenda na forma como uniformizam uma cornucópia de influências… Michael Jackson, Cindy Lauper, Madonna, Pat Benatar, Bob Seger, Tom Petty & The Heartbreakers. Indie pop,indie rock, indie indie, indie giras…
O disco tem oscilações e parece pretensioso, ao vivo vemos três miúdas que encarnam a devoção pelo culto a guitarras (basta ver as caras que Alana faz a tocar) com uma frescura adolescente, com um entusiasmo contagiante. É difícil não gostar das Haim.
Foto: Nos Primavera Sound | Hugo Lima
SETLIST
- Falling
- If I Could Change Your Mind
- Honey & I
- My Song 5
- Running If You Call My Name
- Don’t Save Me
- Forever
- The Wire
- Let Me Go