Omar Hakim

2011-06-30, Alcobaça
Nero

A AS esteve presente no evento promovido pela Caius, representante nacional da Pearl, com Roadcrew, que possui a Zildjian no nosso país – as marcas que o baterista usa – e ainda com o apoio da Sinfonia. Num espaço com uma audiência considerável, Omar Hakim mostrou temas dos seus recentes trabalhos “Reflections”, uma compilação daquilo que têm feito ao longo da carreira, e ainda de Trio Of Oz, em que reúne vários temas da pop e do rock dando-lhes uma roupagem “jazzística”.

Tendo ainda improvisado em dois momentos distintos e mostrado também exemplos concretos de aplicação às noções que tentava transmitir, das quais retemos principalmente a importância do controlo de respiração – a forma como controla a força e dinâmica da actuação do baterista, mais que os músculos – da postura, que é específica no caso particular de Omar Hakim, uma vez que é um baterista bastante alto, e ainda sobre… surpresa… o compromisso que é necessário ter com o instrumento.

Omar Hakim esteve também presente para falar no entusiasmante e super versátil modelo Pearl, o kit Reference. Na sua própria tarola de assinatura e também uma descrição minuciosa das suas baquetas. [Tudo a ser contado mais detalhadamente em entrevista na próxima edição da Arte Sonora!]

Bastante simpático e disponível, encantou quem se dirigiu a Alcobaça para o ver e que aguardou com paciência o pequeno atraso nos horários.