8

The Doups

Small Town Gossip

Optimus Discos, 2011-10-10

Hugo Tomé

Já dizia o velho ditado: “quanto mais depressa, mais devagar”. Entenda-se portanto: “mais vale fazer devagar e bem, do que depressa e mal”. Dois anos passados do promissor EP “Six O’Clock Shadow”, eis que nos chega “Small Town Gossip”, o primeiro disco de longa-duração dos setubalenses The Doups.

Se “Six O’Clock Shadow” já tinha colocado o quarteto de Setúbal na lista das jovens promessas da primeira liga do indie/pop rock feito em Portugal, “Small Town Gossip” garante o acesso directo à liga dos campeões onde actuam colossos internacionais do género que vai satisfazendo a procura da sociedade de consumo imediato.

Homogéneo em conteúdo e equilibrado no alinhamento. Os The Doups apresentam um disco recheado de energia, vivacidade e descontracção. E se por um lado, quando escutamos pela primeira vez a voz de João Rodrigues na cativante “Just a Predicted”, encontramos umas quantas semelhanças com um Alex Turner (Arctic Monkeys) adulto, maduro e mais comedido. “Your Words” embala as guitarras, desperta os sintetizadores e recorda-nos quantas vezes fomos convidados à dança pelos Franz Ferdinand. Comparações à parte, as referências nunca foram demais. Uma entrada vibrante para um disco que apresenta como single “Joyful”, que é precisamente isso mesmo, alegre, melodioso e com um refrão “catchy” que teima em não sair da cabeça, enquanto a coesão musical se estende a verdadeiros hinos populares como “I Said”, músicas de uma vida como “These Days” e festividades por um dia como “You’re Hot”.

Para qualquer dia, a qualquer hora. Para qualquer momento ou acontecimento. “Small Town Gossip” coloca-se claramente na linha da frente do indie/pop rock do novo milénio, registo de modernidade e musicalidade de marca Século XXI. Portugal tem talento e os The Doups são de qualidade certificada. Valeu a pena esperar!