Bárbara Tinoco Sucede a Ana Moura Como Destaque do Enorme Póster da Times Square, NY

23 Julho, 2021

Se Ana Moura foi destaque (e de que maneira), em Junho, pelo Spotify, no EQUAL, o programa global da plataforma que fomenta a igualdade das mulheres na indústria da música, no mês de Julho é Bárbara Tinoco quem brilha. É a música portuguesa (no feminino) a dar cartas.

Apenas um em cada cinco artistas das listas de êxitos são mulheres, o que contrasta com a influência das mulheres no sucesso actual do Spotify e na indústria da música em geral. A este respeito, podes ler a nossa reportagem sobre As Mulheres na Música em Portugal, que traça um retrato, no feminino, do sector.

Quanto ao programa EQUAL, lançado no passado mês de Abril e que contou com a portuguesa Nenny como artista em destaque no mês de Maio em Portugal e Ana Moura no mês de Junho (com direito a um enorme póster na emblemática Times Square em Nova Iorque), esta é uma iniciativa global do Spotify que tem como objectivo fomentar a igualdade entre as mulheres na indústria da música e homenagear as suas carreiras.

A iniciativa da plataforma que tem dado eco a artistas femininas nos últimos meses tem como objectivo aumentar o volume das vozes das talentosas mulheres que ao longo dos anos têm vindo a fazer a diferença um pouco por todo o mundo, promovendo desta forma a equidade para as mulheres na música.

O programa contempla um conjunto de playlists e podcasts em 35 mercados, abrangendo mais de 50 países, do Japão à Argentina, até a Polónia e o Reino Unido, assim como uma forte campanha de divulgação que inclui a presença num dos maiores ecrãs digitais de Time Square.

Assim, e depois de Nenny e Ana Moura, no mês de Julho, o destaque é Bárbara Tinoco, que deixa aqui o seu testemunho: «Ainda não é fácil ser-se mulher. Ainda não fácil ser-se autora. Cresci sem grandes referências de mulheres artistas e talvez por isso nunca sonhei em ser uma. Nunca sonhei ter a minha cara em Times Square. Mas aí está. A todas as mulheres e homens que tornaram este mundo um pouco mais igual o meu obrigado».

Já para a fadista Ana Moura, foi «uma honra ter sido a artista escolhida para o mês de Junho numa iniciativa que eleva globalmente as vozes das mulheres e raparigas e que tem tanto impacto social. Ser distinguida no meio de tantas artistas femininas talentosas é muito importante. É altura para reflectirmos sobre as notáveis contribuições que têm dado à música em particular e ao mundo em geral».

O Spotify torna visível cada artista EQUAL do mês através do apoio de marketing e promoção orgânica na plataforma no espaço editorial do Spotify (como na lista “EQUAL Portugal”), com o objectivo de impulsionar o seu crescimento tanto nos seus países de origem como a nível global. Assim, Bárbara Tinoco será durante todo o mês a capa da “EQUAL Portugal” e um dos seus singles de êxito disponíveis para todos os utilizadores do Spotify.

Além disso, a plataforma criou também a EQUAL Board, uma rede de organizações que une forças com a plataforma para capacitar mulheres em todo o mundo. Entre eles estão: “MIM” (Espanha), “She’s the Music” (Estados Unidos), “Girls Rock Australia Network” (Austrália), “She Said So” (Itália), “MEWEM Europa” (Europa), “Girls Connected “(Canadá), “Music Women”(Alemanha).

Previous Story

Melvins Anunciam “Five Legged Dog”, Primeiro Best Of Acústico de Sempre

Next Story

Artistas Mais Bem Pagos de 2020 Segundo a Billboard

Go toTop