O Amplifest vai deixar o Hard Club na próxima edição que só irá realizar-se em 2026.
A Amplificason anunciou que o Amplifest não se realiza en 2025 e vai deixar o Hard Club, devido ao aumento de custos de aluguer de salas.
“Depois de 10 edições organizadas no espaço a continuidade do Amplifest naquela sala tornou-se inviável, fruto do aumento de 400 por cento do valor de aluguer da sala proposto pelos novos proprietários. Num quadro onde os custos de produção dispararam, acompanhando a crise do custo de vida em geral, uma decisão destas coloca em causa a viabilidade económica do evento, que tem vindo a ser organizado com de forma independente e com muito poucos apoios”, explica a Amplificasom.
Logo após a última edição, a Amplificasom procurou outras soluções, explorando diferentes possibilidades no Porto, Lisboa e até em cidades mais pequenas que pudessem representar uma alternativa à altura das características do evento, sem comprometer a qualidade e experiência que o representam. Infelizmente, não foi possível encontrar, para já, essa solução.
“Sabemos que a trajetória de eventos como o nosso nesta parte da Europa enfrentam dificuldades que podem colocar em risco a sua manutenção, mas acreditamos firmemente que o Amplifest continua a ser essencial e vital para a região. Continuaremos a lutar para não sermos consumidos pela gentrificação da cidade e pela homogeneização cultural que está a sufocar a arte independente. O nosso compromisso é e continuar a ser o apoio à arte que existe fora dos domínios da produção comercial e institucional. O que fazemos só é possível através de persistência e resiliência, por isso, não importa os desafios que se apresentem, estamos certos que o Amplifest vai encontrar um novo caminho e uma nova casa e já estamos a trabalhar nesse sentido.”
Nos próximos meses, o promotor irá anunciará alguns concertos especiais com bandas que certamente teriam tocado na edição deste ano.