Adriano Sérgio, Luthier Português na Capa da Premier Guitar
As Ergon Guitars, projecto do luthier Adriano Sérgio, são o destaque de Fevereiro de uma das revistas de referência no universo dos guitarristas.
A máxima de que não há duas guitarras iguais é levada ao extremo na filosofia de Adriano Sérgio para a sua marca, a Ergon Guitars. Cada nova guitarra é uma evolução ao que foi a anterior, diz o luthier do seu trabalho, através de um controlo cada vez maior na qualidade de produção e na definição dos seus objectivos.
As Ergon Guitars usam madeiras licenciadas, cuidadosamente seleccionadas, electrónica nacional (como é o caso dos pickups SB Custom) ou estrangeira, com filosofias similares de produção anti-massificação. O controlo de qualidade é também ajudado por vários músicos nacionais. Adriano Sérgio afirma com regozijo que, finalmente, «em Portugal começa a aparecer o orgulho de coisas feitas “aqui” que estão a ser faladas e reconhecidas fora de Portugal».
Podes ver, aqui, a entrevista feita pela AS na NAMM2017 e ficar a conhecer melhor este projecto.
Mais recentemente, o luthier lançou uma série fotográfica de nus artísticos com as suas guitarras. Antes de se dedicar totalmente à construção, Adriano passou 20 anos na estrada com grandes artistas como Anthrax e Ozzy Osbourne. Uma outra vida que também já foi motivo de longa entrevista na Arte Sonora (na edição #29 – se curtias ter essa revista, fala connosco).
Por mais que o reconhecimento nacional seja bom, o reconhecimento internacional tem outra dimensão, naturalmente. É por isso que também aqui na redacção ficámos vaidosos por ver o trabalho de um talentoso construtor português surgir na capa da Premier Guitar (passe a publicidade gratuita). A revista é disponibilizada integral e gratuitamente online.
Carrega, aqui, para aceder à edição de Fevereiro da Premier Guitar.