Quantcast
Bárbara Tinoco Sucede a Ana Moura Como Destaque do Enorme Póster da Times Square, NY

Bárbara Tinoco Sucede a Ana Moura Como Destaque do Enorme Póster da Times Square, NY

Redacção

Se Ana Moura foi destaque (e de que maneira), em Junho, pelo Spotify, no EQUAL, o programa global da plataforma que fomenta a igualdade das mulheres na indústria da música, no mês de Julho é Bárbara Tinoco quem brilha. É a música portuguesa (no feminino) a dar cartas.

Apenas um em cada cinco artistas das listas de êxitos são mulheres, o que contrasta com a influência das mulheres no sucesso actual do Spotify e na indústria da música em geral. A este respeito, podes ler a nossa reportagem sobre As Mulheres na Música em Portugal, que traça um retrato, no feminino, do sector.

Quanto ao programa EQUAL, lançado no passado mês de Abril e que contou com a portuguesa Nenny como artista em destaque no mês de Maio em Portugal e Ana Moura no mês de Junho (com direito a um enorme póster na emblemática Times Square em Nova Iorque), esta é uma iniciativa global do Spotify que tem como objectivo fomentar a igualdade entre as mulheres na indústria da música e homenagear as suas carreiras.

A iniciativa da plataforma que tem dado eco a artistas femininas nos últimos meses tem como objectivo aumentar o volume das vozes das talentosas mulheres que ao longo dos anos têm vindo a fazer a diferença um pouco por todo o mundo, promovendo desta forma a equidade para as mulheres na música.

O programa contempla um conjunto de playlists e podcasts em 35 mercados, abrangendo mais de 50 países, do Japão à Argentina, até a Polónia e o Reino Unido, assim como uma forte campanha de divulgação que inclui a presença num dos maiores ecrãs digitais de Time Square.

Assim, e depois de Nenny e Ana Moura, no mês de Julho, o destaque é Bárbara Tinoco, que deixa aqui o seu testemunho: «Ainda não é fácil ser-se mulher. Ainda não fácil ser-se autora. Cresci sem grandes referências de mulheres artistas e talvez por isso nunca sonhei em ser uma. Nunca sonhei ter a minha cara em Times Square. Mas aí está. A todas as mulheres e homens que tornaram este mundo um pouco mais igual o meu obrigado».

Já para a fadista Ana Moura, foi «uma honra ter sido a artista escolhida para o mês de Junho numa iniciativa que eleva globalmente as vozes das mulheres e raparigas e que tem tanto impacto social. Ser distinguida no meio de tantas artistas femininas talentosas é muito importante. É altura para reflectirmos sobre as notáveis contribuições que têm dado à música em particular e ao mundo em geral».

O Spotify torna visível cada artista EQUAL do mês através do apoio de marketing e promoção orgânica na plataforma no espaço editorial do Spotify (como na lista “EQUAL Portugal”), com o objectivo de impulsionar o seu crescimento tanto nos seus países de origem como a nível global. Assim, Bárbara Tinoco será durante todo o mês a capa da “EQUAL Portugal” e um dos seus singles de êxito disponíveis para todos os utilizadores do Spotify.

Além disso, a plataforma criou também a EQUAL Board, uma rede de organizações que une forças com a plataforma para capacitar mulheres em todo o mundo. Entre eles estão: “MIM” (Espanha), “She’s the Music” (Estados Unidos), “Girls Rock Australia Network” (Austrália), “She Said So” (Itália), “MEWEM Europa” (Europa), “Girls Connected “(Canadá), “Music Women”(Alemanha).