Concerto Piloto Barcelona: Luz ao Fundo Túnel Para Eventos de Grandes Massas

Concerto Piloto Barcelona: Luz ao Fundo Túnel Para Eventos de Grandes Massas

Redacção

Resultados do concerto-teste com 5 mil pessoas em Barcelona há um mês mostram que pode haver uma luz ao fundo do túnel para os grandes eventos de massas.

Há um mês, o município de Barcelona realizou um concerto com 5 mil pessoas. Duas semanas após o espectáculo do grupo Love of Lesbian, os participantes foram submetidos a testes PCR e, segundo os resultados agora apresentados, «não há sinais que indiquem que a transmissão tenha tido lugar durante o evento, o que era o objectivo deste estudo», explicou, em conferência de imprensa, Josep Maria Llibre, médico do Hospital Germans Trias i Pujol de Badalona.

Conforme relataram os médicos envolvidos no estudo, entre as 4.592 pessoas que assistiram ao concerto e que deram o seu consentimento para permitir a análise dos resultados dos testes à covid-19, apenas seis tiveram resultado positivo, sendo que quatro não foram infectadas no evento em questão. Ainda segundo os investigadores, «a incidência acumulada entre os participantes nos 14 dias seguintes ao concerto não sugere qualquer impacto na transmissão de covid-19 durante o evento». Josep Maria Llibre acrescentou mesmo que «com uma ventilação optimizada, testes antigénicos e uso de máscara, um espaço seguro pode ser garantido».

Esta acção foi preparada por um grupo de organizadores de festivais e promotores musicais em parceria com o Hospital Germans Trias i Pujol para mostrar que os concertos são possíveis apesar da pandemia. Os organizadores dos “Festivais para uma Cultura Segura” descreveram a iniciativa como um sucesso e disseram que começa a haver luz ao fundo do túnel para os espectáculos de grandes massas.

Nos próximos dias 29 e 30 de Abril, Braga vai acolher os primeiros evento-teste em solo nacional, com um concerto de Pedro Abrunhosa e um espectáculo do humorista Fernando Rocha.

EGITANA