Besta Doam Receitas de “Dissector” à União Audiovisual

Besta Doam Receitas de “Dissector” à União Audiovisual

Redacção

Os Besta, monarcas do grindcore no underground nacional, editaram novo single. “Dissector” é um pomadão disponível em streaming, mas se pagarem o download a banda reverte a receita para a União Audiovisual que tem apoiado os profissionais do sector dos espectáculos que estão há um ano parados.

Sem ninguém esperar e contra todas as previsões e expectativas, milhares de concertos, espectáculos, exposições e eventos foram cancelados ou adiados devido à pandemia que assolou o mundo desde o final de 2019 e com a primeira vaga a chegar com força em Março de 2020.

Em Portugal, milhares de profissionais do sector dos espectáculos e da cultura foram impedidos de desempenhar as suas funções e, actualmente, muitos são os que estão a passar grandes dificuldades financeiras sem saber quando é podem voltar a trabalhar a 100%. Felizmente, têm surgido várias iniciativas para apoiar estes profissionais, a mais recente partiu dos Besta.

A banda nacional anunciou que está a contribuir com todos os valores angariados pelo download do seu novo single “Dissector” para a União Audiovisual, associação que apoia técnicos e artistas em dificuldades. «Os tempos estão difíceis e estranhos, e decidimos dar a nossa contribuição a quem precisa mais do que nós, por isso decidimos doar esta música para a UA – União Audiovisual», dizem os Besta em comunicado. A campanha decorre até ao próximo dia 31 de Maio e está disponível aqui.

Na sequência do EP “Mongoloid”, que foi lançado em Março do ano passado, os grinders nacionais estrearam o tema “Dissector”, que já pode ser escutado no player em baixo. «Os tempos não são os melhores para este sector, especialmente para bandas como os Besta, que vivem muito dos concertos ao vivo», diz o quarteto em comunicado à imprensa.

«Vamos para um ano parados e aproveitámos os tempos que correm para compor e começar a ‘cozinhar’ o próximo disco. Entretanto, em conjunto com a nossa editora Lifeforce Records, tomámos a iniciativa de fazer um single inédito e doar toda a receita à Hardcore Help Foundation, organização que se dedica a causas humanitárias por todo mundo».

De acordo com a LOUD!, “Dissector” foi inteiramente financiado e produzido pela própria banda com a ajuda do produtor Martin Furia, que misturou e masterizou o tema no estúdio LoudBeast, na Bélgica, e com o apoio de Nuno Loureiro, que gravou o tema. A capa ficou a cargo de José Mendes. Contabilizando mais de uma dezena de lançamentos desde a formação do grupo, em 2012, os Besta são uma das mais activas propostas do underground nacional e já partilharam palcos com bandas como EYEHATEGOD, Napalm Death, Cattle Decapitation, Possessed, Obituary, Mantar ou Conan nas várias digressões na Europa e na América do Sul, aparecendo também em festivais como o Obscene Extreme ou o Ressurrection Fest.

O último registo de longa-duração do projecto formado por Paulo Rui, Ricardo Correia, Gaza e Paulo Lafaia, “Eterno Rancor”, foi editado a 15 de Março de 2019 pela Lifeforce Records. De resto, esse foi um dos discos que elegemos entre os Melhores Álbuns Nacionais de 2019.

[bandcamp width=640 height=732 track=3842963315 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 tracklist=false]

EGITANA